Pequena antologia sobre o aspecto punitivo da educação na Antiguidade e Idade Média

  • Tiago Augusto Nápoli Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Antiguidade Clássica, Idade Média, pedagogia, práticas punitivas, tradução

Resumo

A partir do estudo de Parsons (2016), propõe-se aqui uma breve antologia de textos predominantemente clássicos e medievais, cujo foco seja a relação entre a educação e a violência física. Neste sentido, dois objetivos nortearam o trabalho: em primeiro lugar, apresentar obras tanto de autores renomados quanto de outros pouco estudados comparativamente, a fim de evidenciar algumas de suas afinidades e discrepâncias acerca do tema supracitado; em segundo lugar, revelar umas das facetas – embora decerto não a única – do processo de aprendizagem tal como observado nos períodos em questão. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Fontes primárias

ALMEIDA, J. F. de (trad.). Bíblia Sagrada. Nova Almeida Atualizada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2017 [1959].

BEESON, C. H. CVIII. A Medieval Orbilius. In: BEESON, C. H. A Primer of Medieval Latin. Chicago: Scott, Foresman and Company, 1925. p. 229.

BOSSUAT, R. (ed.). Anticlaudianus. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1955.

BOURGIN, G. (ed.). Histoire de sa vie (1053 – 1124). Paris: Librairie Alphonse Picard et Fils, 1907.

BROMMER, P. (ed.). Capitula episcoporum. Pars I. MGH Leges. Hannover: Hahnsche Buchhandlung, 1984.

CLAUSEN, W. V. Satura I. In: CLAUSEN, W. V. (ed.). A. Persi Flacci et D. Iuni Iuuenalis Saturae. Oxonii: E Typographeo Clarendoniano, 1959. p. 37-43.

FOX, Michael V. (trad.). Proverbs 10-31. A New Translation with Introduction and Commentary. New Haven: Yale University Press, 2009. (The Anchor Yale Bible Commentaries).

GAUDENZI, A. (ed.). Rhetorica nouissima. In: GAUDENZI, A. (ed.). Bibliotheca iuridica Medii Aeui. Bononiae, 1892. p. 249-297, v. 2.

GRYSON, R. (ed.). Biblia Sacra Vulgata. 5. ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2008 [1969].

JONES, W. H. S. (trad.). Nature of man. In: JONES, W. H. S. (trad.). Hippocrates. London: William Heinemann Ltd., 1959. v. IV.

KASTER, R. A. (ed.). Orbilius Pupillus. In: KASTER, R. A. (ed.). De Grammaticis et Rhetoribus. Oxford: Clarendon Press, 1995. p. 12-15.

LEE, B. T. (ed.). Fragmentum XII. In: LEE, B. T. (ed.). Apuleius’ Florida. A commentary. Berlin: De Gruyter, 2005. p. 45. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110894059.

LEJEUNE, F. (trad.). Jean de Salisbury. Metalogicon. Québec: Vrin, 2009.

LINDSAY, W. M. (ed.). De criminibus in lege conscriptis. In: LINDSAY, W. M. (ed.). Isidori Hispalensis Episcopi Etymologiarum siue Originum Libri XII. Oxonii: E Typographeo Clarendoniano, 1911. t. I.

LIPKA, M. (ed.). Xenophon’s Spartan Constitution. Introduction. Text. Commentary. Berlin: De Gruyter, 2002. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110887242.

MANN, J. E. (ed.). Hippocrates. On the Art of Medicine. Leiden: Brill, 2012. DOI: https://doi.org/10.1163/9789004224292.

MARCOVICH, M. (ed.). ΧΡΥΣΙΠΠΟΣ. In: MARCOVICH, M. (ed.). Diogenis Laertii Vitae Philosophorum. Vol. I. Libri I-X. Berlin: De Gruyter, 2008. p. 553-572.

MOMMSEN, T. (ed.). Digesta. In: MOMMSEN, T. (ed.). Corpus Iuris Civilis. Berolini: Apud Weidmannos, 1889. p. 783, v. I.

MOMMSEN, T. Iordanis Romana et Getica. MGH AA. Berolini: Apud Weidmannos, 1882.

O’DONNEL, J. J. (ed.). Augustine Confessions. Introduction and Text. New York: Clarendon Press, 1992.

PENNACINI, A. (ed.). Institutio oratoria. Torino: Einaudi, 2001.

PLUMMER, C. (ed.). Ut episcopus Iohannes mutum benedicendo curauerit. In: PLUMMER, C. (ed.). Venerabilis Baedae Opera Historica. Tomus Prior. Oxonii: E Typographeo Clarendoniano, 1896. p. 282-284.

SHACKLETON BAILEY, D. R. (ed.). Epistularum Liber Secundus 1. In: SHACKLETON BAILEY, D. R. (ed.). Q. Horatius Flaccus. Opera. Berlin: De Gruyter, 2008. p. 291-301.

SHACKLETON BAILEY, D. R. (ed.). Liber IX. In: SHACKLETON BAILEY, D. R. (ed.). Martial. Epigrams. Cambridge: Harvard University Press, 1993. p. 292-293, v. II.

THILO, G. (ed.). Seruii Grammatici qui feruntur in Vergilii Bucolica et Georgica Commentarii. Lipsiae: In Aedibus B. G. Teubneri, 1887.

VOGÜÉ, A. de. (trad.). La Règle de Saint Benoît. II. Ch. VIII-LXXIII. Paris: Les Éditions du Cerf, 1972.

WEBB, C. C. I. (ed.). Metalogicon Libri III. Oxonii: E Typographeo Clarendoniano, 1929. p. 185.

WILSON, B. (ed.). Wilelmi de Conchis Glosae in Iuvenalis satiras. In: WILSON, B. (ed.). Glosae in Iuvenalem. Paris: Librairie Philosophique J. Vrin, 1980. p. 102.

WRIGHT, F. A. (trad.). Ad Laetam de Institutione Filiae. In: WRIGHT, F. A. (trad.). Select Letters of St. Jerome. London: William Heinemann Ltd., 1933. p. 338-370.

Estudos modernos e obras de referência

BLAISE, A. Dictionnaire Latin-Français des Auteurs Chrétiens. Turnholt: Brepols, 1954.

BONNER, S. F. Education in Ancient Rome: From the Elder Cato to the younger Pliny. Berkeley: University of California Press, 1977.

CARRUTHERS, M.; ZIOLKOWSKI, J. M. (ed.). The Medieval Craft of Memory. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2002.

CARTAS de Linhares – COLINA. Comissão da Verdade em Minas Gerais, Belo Horizonte, [20--]. Cópia de uma das Cartas de Linhares datada em 19 de dezembro de 1969, assinada pelos integrantes do Colina. Disponível em: http://www.comissaodaverdade.mg.gov.br/handle/123456789/380. Acesso em: 14 maio 2020.

COHEN, E. The Modulated Scream. Pain in Late Medieval Culture. Chicago: University of Chicago Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226112695.001.0001.

CURTIUS, E. R. Literatura Europeia e Idade Média latina. Tradução de Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo: Hucitec, 1996.

DUBOIS, P. Torture and Truth. New York: Routledge, 1991.

DÜLMEN, R. van. Theater des Schreckens. Gerichtspraxis und Strafrituale in der frühen Neuzeit. München: Beck, 1985.

ENDERS, J. Pedagogy, Spectacle, and Mnemonic Agon. In: ENDERS, J. The Medieval Theater of Cruelty: Rhetoric, Memory, Violence. Ithaca: Cornell University Press, 1999. p. 129-152.

GARVER, V. L. The Influence of Monastic Ideals upon Carolingian Conceptions of Childhood. In: CLASSEN, A. (ed.). Childhood in the Middle Ages and the Renaissance. Berlin: De Gruyter, 2005. p. 67-86. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110895445.67.

HENRIKSÉN, C. Martial, Book IX. A Commentary. Uppsala: Studia Latina Upsaliensia, 1999. v. II.

HORNBLOWER, S.; SPAWFORTH, A. The Oxford Classical Dictionary. Oxford: Oxford University Press, 2012 [1949]. DOI https://doi.org/10.1093/acref/9780199545568.001.0001.

LE GOFF, J.; SCHMITT, J.-C. Dicionário analítico do Ocidente medieval. Coordenação de Hilário Franco Júnior. São Paulo: Unesp, 2017.

LIDDELL, H. G.; SCOTT, R. A Greek-English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1940.

MARROU, H-I. Histoire de l’éducation dans l’Antiquité. Paris: Seuil, 1964.

ORME, N. Medieval Children. New Haven: Yale University Press, 2001.

ORME, N. Medieval Schools. From Roman Britain to Renaissance England. New Haven: Yale University Press, 2006.

PARSONS, B. The Way of the Rod: the Functions of Beating in Late Medieval Pedagogy. Modern Philology, Chicago, v. 113, n. 1, p. 1-26, aug. 2015. DOI: https://doi.org/10.1086/680664.

RAWSON, B. Education. In: RAWSON, B. Children and Childhood in Roman Italy. New York: Oxford University Press, 2005. p. 146-209.

SONTAG, S. Regarding the Pain of Others. New York: Picador, 2003. DOI: https://doi.org/10.3917/dio.201.0127.

Publicado
2020-07-10
Como Citar
Nápoli, T. A. (2020). Pequena antologia sobre o aspecto punitivo da educação na Antiguidade e Idade Média. Nuntius Antiquus, 16(1), 301-325. https://doi.org/10.35699/1983-3636.2020.20850
Seção
Traduções