Recepção de Ovídio por Christophe Honoré

a ousadia indecorosa das Metamorphoses

Autores

Palavras-chave:

Ovídio, Metamorphoses, Christophe Honoré, recepção clássica, cinema

Resumo

Partindo dos comentários de Quintiliano na Institutio Oratoria acerca da produção ovidiana, este artigo propõe uma leitura das Metamorphoses, de Ovídio, em relação com sua transposição cinematográfica realizada no filme Les Métamorphoses, de Christophe Honoré (2014), de modo a assinalar o caráter mútuo e multidirecional da recepção clássica. Investigo como Honoré, para além do conteúdo mitológico, estrutura seu filme com base em diversos procedimentos formais e poéticos da obra ovidiana e analiso como ambos os artistas, ao romper com as convenções de decoro de sua época, propõem em suas obras uma poética de refinada ousadia. Assim, efetuo uma discussão voltada para o fato de Ovídio e Honoré instaurarem em suas obras reflexões metapoéticas ou metacinematográficas, de modo a pensar criticamente a fluidez dos limites entre mundo, obra e tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Batista Castilho de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)Uberlândia, Minas Gerais / Brasil

Doutora em Letras, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, pelo Pós-Lit/UFMG (2019), com bolsa da CAPES; mestre em Estudos Literários, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, também pelo Pós-Lit/UFMG (2015), com bolsa do CNPq; licenciada em Letras, Latim/Português, pela UFMG (2013). Atualmente é Professora Adjunta A1 de Língua Latina, Literatura Latina e Filologia Românica no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU) e coordenadora do Núcleo de Estudos Clássicos (NUCLA) do ILEEL.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Si un impero latino prendesse forma nel cuore d’Europa. La Reppublica, Roma, 15 mar. 2013a. Disponível em: https://ricerca.repubblica.it/repubblica/archivio/repubblica/2013/03/15/se-un-impero-latino-prendesse-forma-nel.html.

AGAMBEN, Giorgio; SCHÜMER, Dirk. A crise infindável como instrumento de poder: Uma conversa com Giorgio Agamben. Blog da Boitempo, São Paulo, 17 jul. 2013b. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br/2013/07/17/a-crise-infindavel-como-instrumento-de-poder-uma-conversa-com-giorgio-agamben/.

ALBERTO, Paulo F. Introdução. In: OVÍDIO. Metamorfoses. Trad. Paulo Farmhouse Alberto. Lisboa: Cotovia, 2007, p. 11-32.

ANDERSON, William S. Form Changed: Ovid’s Metamorphoses. In: BOYLE, Anthony J. (ed.). Roman Epic. London: Routledge, 1993, p. 108-124.

AVELLAR, Júlia B. C. de. Carmina maior imago sunt mea: A criação do mundo nas Metamorphoses e nos Tristia, de Ovídio. In: Anais da XIV Semana de Letras da UFOP. Mariana: ICHS, 2016, p. 302-314.

AVELLAR, Júlia B. C. de. Uma teoria ovidiana da literatura: os Tristia como epitáfio de um poeta-leitor. Tese (Doutorado em Letras: Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/30644. Acesso em: 23 out. 2019.

AVELLAR, Júlia B. C. de. WINKLER, Martin. Ovid on Screen. A Montage of Attractions. Cambridge: Cambridge University Press, 2020. 444 p. Nuntius Antiquus, v. 17, n. 1, p. 211-217, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/33175. Acesso em: 20 jan. 2023.

BOYLE, Anthony J. Introduction: The Roman Song. In: BOYLE, Anthony J. (ed.). Roman Epic. London: Routledge, 1993, 1-18.

CALVINO, Italo. Ovídio e a contiguidade universal. In: ______. Por que ler os clássicos. Trad. N. Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 31-42.

CAMPOS, Augusto de. Metamorfoses das “Metamorfoses”. In: ______. Verso, reverso, controverso. São Paulo: Perspectiva, 1988, p. 191-198.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo: História da arte e anacronismo das imagens. Trad. V. Casa Nova e M. Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2019.

EADES, Caroline. Les Métamorphoses dans le film de Christophe Honoré. In: AZOULAI, Juliette; FAYOLLE, Azélie; SÉGINGER, Gisèle (dir.). Les métamorphoses, entre fiction et notion: Littérature et sciences (XVIe-XXIe siècles). Champs sur Marne: LISAA éditeur, 2019, p. 315-331. Disponível em: http://books.openedition.org/lisaa/998. DOI: https://doi.org/10.4000/books.lisaa.998. Acesso em: 25 jan. 2023.

FRIAS, Joana M. A retórica da visão na Poética Clássica. Estudos em homenagem a Ana Paula Quintela. Porto: Universidade do Porto, 2009, p. 25-42.

HONORÉ, Christophe. Entretien avec Christophe Honoré, réalisateur de Metamorphoses: l’adaptation du livre d’Ovide. Youtube, Languedoc-Roussillon Cinéma, 9 nov. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=53-9dY7qCIg&t=31s. Acesso em: 17 ago. 2019.

HONORÉ, Christophe. “Il faut bousculer le cinéma français”. Youtube, L’invité, 03 set. 2014. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=BIJm5da0X14. Acesso em: 17 ago. 2019.

HONORÉ, Christophe; BAECQUE, Antoine de. Entretien avec Christophe Honoré. In: Dossier de presse du film Métamorphoses. Paris, Sophie Dulac Distribution, 2014, p. 4-8.

HONORÉ, Christophe. Métamorphoses. Les Films Pelléas, 2014. Lançado em DVD pela Les Films Pelléas, França, 2014.

HORACE. Épitres. Texte établi et traduit par F. Villeneuve. Paris: Les Belles Lettres, 1955.

LOAYZA, Daniel. Voyage des Métamorphoses. In: Dossier de presse du film Métamorphoses. Paris: Sophie Dulac Distribution, 2014, p. 9-12.

OVID. Metamorphoses. Ed. Hugo Magnus. Gotha (Germany): Friedr. Andr. Perthes, 1892. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3atext%3a1999.02.0029. Acesso: 19 out. 2021.

OVID. Tristia & Ex Ponto. Ed. T. E. Page; E. Capps; W. H. D. Rouse. With an English translation by A. L. Wheeler. Cambridge: Harvard University Press, 1939.

OVIDE. Les Métamorphoses. Texte établi par G. Lafaye. Émendé, présenté et traduit par O. Sers. Paris: Les Belles Lettres, 2011.

RAJEWSKY, Irina O. Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Intermédialités, n. 6, p. 43-64, 2005.

SULLIVAN, John P. Form Opposed: Elegy, Epigram, Satire. In: BOYLE, Anthony J. (ed.). Roman Epic. London: Routledge, 1993, p. 143-161.

TOOHEY, Peter. Epic Lessons: An Introduction to The Ancient Didactic Poetry. London/New York: Routledge, 1996.

TREVIZAM, Matheus. Poesia didática: Virgílio, Ovídio e Lucrécio. Campinas: Editora Unicamp, 2014.

VOLK, Katharina. The poetics of Latin didactic: Lucretius, Vergil and Manilius. Oxford: Oxford University Press, 2002.

WHEELER, Stephen. Imago mundi: Another View of The Creation in Ovid’s Metamorphoses. American Journal of Philology, Baltimore, v. 116, n. 1, p. 95-121, 1995.

WINKLER, Martin. Ovid on Screen: A Montage of Attractions. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

WINKLER, Martin. Classical Literature on Screen: Affinities of Imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

ZANKER, Graham. Enargeia in the Ancient Criticism of Poetry. Rheinisches Museum für Philologie, New Folge, v. 124, n. 3/4, p. 297-311, 1981.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Avellar, J. B. C. de. (2023). Recepção de Ovídio por Christophe Honoré: a ousadia indecorosa das Metamorphoses. Nuntius Antiquus, 18(2), 1–26. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/45021