Recepção de Ovídio por Christophe Honoré
a ousadia indecorosa das Metamorphoses
Palavras-chave:
Ovídio, Metamorphoses, Christophe Honoré, recepção clássica, cinemaResumo
Partindo dos comentários de Quintiliano na Institutio Oratoria acerca da produção ovidiana, este artigo propõe uma leitura das Metamorphoses, de Ovídio, em relação com sua transposição cinematográfica realizada no filme Les Métamorphoses, de Christophe Honoré (2014), de modo a assinalar o caráter mútuo e multidirecional da recepção clássica. Investigo como Honoré, para além do conteúdo mitológico, estrutura seu filme com base em diversos procedimentos formais e poéticos da obra ovidiana e analiso como ambos os artistas, ao romper com as convenções de decoro de sua época, propõem em suas obras uma poética de refinada ousadia. Assim, efetuo uma discussão voltada para o fato de Ovídio e Honoré instaurarem em suas obras reflexões metapoéticas ou metacinematográficas, de modo a pensar criticamente a fluidez dos limites entre mundo, obra e tradição.
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