Dante e o Humanismo

a Máquina do Mundo, o centramento do humano e a antecipação do humanismo renascentista na Comédia

Autores

Palavras-chave:

Dante, Humanismo, Máquina do Mundo, Humanismo Poético, Entendimento Humanista

Resumo

Neste artigo, analisa-se A Divina Comédia de Dante Alighieri, com ênfase na abertura da “Máquina do Mundo”, visando compreender as intersecções entre a obra e o emergente sentimento humanista na transição do Baixo Medievo para o Renascimento. A posição do ser humano no universo épico de Dante prefigura elementos fundamentais do humanismo renascentista, com sua jornada através do Inferno, Purgatório e Paraíso, sublinhando o papel do indivíduo como descobridor e conhecedor, porém admitindo uma dose altíssima de tensão entre o princípio racional e o princípio da fé e da revelação. A pesquisa se vale do conceito de “humanismo poético” como proposto pelo professor Dante Tringali e da ideia de desvelação/desocultação que se entende em sua tensão com a noção de revelação cristã e o conceito de verdade e memória expresso na ideia grega alétheia e comentado em seu sentido poético pelo professor Jaa Torrano. Tais chaves conceituais são lidas em relação ao conceito proposto de “entendimento humanista”. Conclui-se que Dante, na figura do Poeta, destaca-se como precursor dos ideais renascentistas, posicionando o humano como ator principal na compreensão divina e cósmica e antecipando alguns dos princípios que moldariam a modernidade.

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Referências

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Publicado

2024-06-27

Como Citar

de Athayde Fraga, D. A. (2024). Dante e o Humanismo: a Máquina do Mundo, o centramento do humano e a antecipação do humanismo renascentista na Comédia. Nuntius Antiquus, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/48311