Agência musical de Dioniso e Ariadne na pintura dos vasos ápulos

Autores

Palavras-chave:

Iconografia, instrumentos, musicais, Magna Grécia, Arqueologia da música, Dioniso e Ariadne

Resumo

O artigo trata de iconografia musical de Dioniso e de Ariadne, evidenciando as novas ênfases que lhes foram conferidas pela iconografia da Magna Grécia. Comparando-se as pinturas dos vasos áticos e ápulos, nota-se o quanto Dioniso e Ariadne são revestidos de uma agência musical especial. Dioniso não somente passa a tocar instrumentos musicais ele mesmo, como desenvolve uma forte ligação com a cítara retangular ápula. Afrodite é apresentada de modo muito singular como uma auletris, atributo musical ausente na iconografia ática. Procuro interpretar os sentidos destas mudanças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACHOFEN, J.J.; MEULI, K. Johann Jakob Bachofens gesammelte Werke. Basel: Schwabe Verlag 1954. Band IV.

BÉLIS, A. Musique et transe dans le cortège dionysiaque. In: GHIRON-BISTAGNE, P. (Org.). Transe et Théâtre: actes de la table ronde internationale (Montpellier 3-5 mars 1988). Cahiers du GITA, n. 4, déc. 1988. p.10-29.

BERTI, F.; GASPARRI, C. (Orgs.). Dionysos, mito e mistero. Atti del convegno internazionale Comacchio 3-5 novembre 1989. Ferrara: Liberty House, 1991.

BONNET, C. Héraclès travesti. In: RECONTRE HÉRACLÉENNE, 2. Héraclès, les femmes et le féminin. 1992, Grenoble. Rome/Bruxellles: Instittut Historique Belge de Rome, 1996. p. 121-31. (Études de Philologie, d’Archéologie et d’Histoire Ancienne, XXXI).

BOTTINI, A. La religiosità salvifica in Magna Grecia fra testo e immagine. In: SETTI, S.; PARRA, M.C. (Orgs.). Magna Grecia. Archeologia di un sapere. Università degli Studi Magna Grecia di Catanzaro. Milano: Electa, 2005. p.140-142.

BUCCI, C. Ruvo di Puglia. Museo Jatta in obiettivo. Appunti e imagini per ricordare una visita. Bari: Lito Publicità & Stampa, 1986.

BUSCHOR, E. Satyrtänze und frühes Drama. In: SITZUNGSBERICHTUNGEN der Bayerischen Akademie der Wissenschaft. Philologische-historische Abteilung. Heft 5. München: Verlag der Bayerischen Akademie der Wissenschaften, 1943. p.71-73.

CANOSA, M. G. Una tomba principesca da Timmari. Roma: Bretschneider, 2007.

CASKEY, L. D.; BEAZLEY, J. D. Attic Vase-Paintings of the Museum of Fine Arts of Boston. Boston: Museum of Fine Arts; Oxford: University Press, 1954. Part II.

COQUOZ, C. Catalogue. In: EMERY, P. B. (Ed.). La musique et la danse dans l’Antiquité. Regards sur les collections du Musée d’art et d’histoire de Genève. Genève: Université de Genève, 1996.

FRONTISI-DUCROUX, F.; LISSARRAGUE, F. De l’ambigüité à l’ambivalence. Un parcours dionysiaque. Annali dell’Istituto Orientale di Napoli. Sezione filologico-letteraria, v. 5, p. 11-32, fig. 2-15, 1983.

GIACOBELLO, F. Mito e società. Vasi apuli a figure rosse da Ruvo di Puglia al Museo Archeologico Nazionale di Napoli. Firenze: Edizioni All’Insegna del Giglio, 2020. (Collezione Materia e Arte, 6).

HOCHZERMEIER, H. Aulos und Kithara in der griechischen Musik bis zum Ausgang der klassischen Zeit (nach den litterarischen Quellen). Emsdetten (Westfallen): Dissertations-Drückerei Heinz & J. Lechte, 1931.

HOUSER, C. Dionysos and His Circle: Ancient Through Modern. The Fogg Museum of Art. Harvard: Harvard University Press, 1979.

KURTZ, D. C.; BOARDMAN, J. Booners. In: GREEK Vases in the Paul Getty Museum. Occasional Papers on Antiquity, 2. Malibu, California: The J. Paul Getty Museum, 1986. p. 35-70.

L’ABBATE, V. Gli scavi nell’area urbana e i ritrovamenti archeologici degli anni 1950-1970. In: CIANCIO, A; L’ABBATE, V. (Orgs.). Norba-Conversano. Archeologia e storia della città e del territorio. Bari: Mario Adda editore, 2013. p.117-144.

LEZZI-HAFTER, A.; ZINDEL, C. (Orgs.). Dionysos. Mythes et mystères. Vases de Spina. Mythos und Mysterien. Vasen aus Spina. Zurique: Akanthys. Verlag für Archäologie, 1991.

LISSARRAGUE, F. Un flot d’images. Une esthétique du banquet grec. Paris: Adam Brio, 1987.

ROOS, E. Die tragische Orchestra im Zerbild der attischen Komödie. Lund: Gleerup, 1951.

RUMPF, A. Zu einer Vase der Sammlung Robinson. In: MYLONAS, G.; RAYMOND, O. (Orgs.). Studies Presented to David M. Robinson. Saint Louis (Missouri): Washington University Press, 1953. v. II, p.84-89.

SCHAUENBURG, K. Studien zur unteritalischen Vasenmalerei. Studien zur attischen Vasenmalerei. Kiel: Verlag Ludwig, 2010. Band XIV.

SCHMIDT, M.; TRENDALL, A. D.; CAMBITOGLOU, A. Eine Gruppe apulischer Grabvasen in Basel. Studien zu Gehalt und Form der Unteritalischen Sepulkralkuns. Veröffentlichungen des Antikenmuseums Basel. Mainz: Philipp von Zabern; Basel: Archäologischer Verlag,

Band 3.

SENA CHIESA, G. La Collezione Lagioia. Una racolta storica dela Magna Grecia al Museo Archeologico di Milano. Civiche Racolte Archeologiche e Numismatiche. Milano: Comune di Milano, 2004.

SILVA, M.R. Urro feminino: o papel da mulher nas parousías dionisíacas. Anais de Filosofia Clássica, v. 31, p. 49-87, 2022.

SIMON, E. The Kurashiki Ninagawa Museum. Greek Etruscan and Roman Antiquities. Mainz: Philipp von Zabern, 1982.

SLATER, W. J. Artemon and Anacreon: no text without context. Phoenix, v. 32, n. 3, p. 185-95, 1978.

SNYDER, J. M. Aristophanes’ Agathon as Anacreon. Hermes, v. 102, n. 2, p. 244-6, 1974.

STARR, C. G. An evening with the flute-girls. La Parola del Passato, v. 33, p. 401-410, 1978.

SUTTON Jr., R. F. Nuptial Eros: The Visual Discourse of Marriage in Classical Athens. The Journal of the Walters Art Gallery, v. 55/56, p. 27-48, 1997/1998.

TURNER, M. Aphrodite and Her Birds: The Iconology of Pagenstecher lekythoi. Bulletin of the Institute of Classical Studies, v. 48, p. 57-96, 2005.

VERGARA CERQUEIRA, F. A performance musical na pintura dos vasos áticos e ápulos (séc. VI - IV a.C.): os instrumentos de corda. Dramaturgias. Revista do Laboratório de Dramaturgia (LACI-UNB), v. 19, p. 72-85, 2022b.

VERGARA CERQUEIRA, F. Cruzando fronteiras da identidade masculina: o homem grego face à efeminação e ao travestismo. In: MARTINS ESTEVES, A.; AZEVEDO, K.; FROHWEIN, F. (Org.). Homoerotismo na Antiguidade Clássica. 1. ed. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras da UFRJ, 2014a. p. 61-98.

VERGARA CERQUEIRA, F. Humor, nojo, sexo e música: abordagens heterodoxas do erotismo na pintura dos vasos áticos (séc. VI e V a.C.). In: GARCIA SANCHEZ, M.; GARRAFFONI, R.S. (Orgs.). Mujeres, género y estudios clásicos: un dialogo entre España y Brasil. Barcelona: Universitat de Barcelona Edicions, 2018b. p. 53-66.

VERGARA CERQUEIRA, F. Iconographical Representations of Musical Instruments in Apulian Vase-Painting as Ethnical Signs: Intercultural Greek-Indigenous Relations in Magna Graecia (5th and 4th Centuries B.C.). Greek and Roman Musical Studies, v. 2, p. 50-67, 2014b.

VERGARA CERQUEIRA, F. Música e gênero no Banquete: o registro da iconografia ática e dos textos antigos (séc. VI-V a.C). In: LESSA, F. S.; BUSTAMANTE, R. M. (Orgs.). Memória & festa. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2005. p. 37-47.

VERGARA CERQUEIRA, F. O uso do aulos na vitivinicultura na Antiguidade Tardia: permanências na cultura agrária e musical. Chaos e Kosmos, v. 14, p. 1-32, 2013.

VERGARA CERQUEIRA, F. Os instrumentos musicais na vida diária da Atenas tardo-arcaica e clássica (550-400 a.C.). O testemunho de vasos áticos e de textos antigos. 2001. 3 v. Tese (Doutorado em Ciência Social [Antropologia Social]) – Faculdade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.

VERGARA CERQUEIRA, F. Prenuptial Rites in Apulian Vases. Movements, Gestures, Objects and Locations (4th century BC). In: FERRI, G. (Org.). Ritual Movement in Antiquity (and Beyond). Brescia: Morcelliana, 2022a. p. 148-177. (Quaderni di Studi e Materiali di Storia delle Religioni, 28).

VERGARA CERQUEIRA, F. The ‘Apulian Cithara’ on the Vase-Paintings of the 4th c. BC: Morphological and Musical Analysis. Telestes. An International Journal of Archaeomusicology and Archaeology of Sound, v. 1, p. 47-70, 2021.

VERGARA CERQUEIRA, F. The Apulian Cithara, a Musical Instrument of the Love Sphere: Social and Symbolic Dimensions According to Space Representations. In: MONTEL, S.; POLLINI, A. (Orgs.). La question de l’espace au IVe siècle av. J.-C. dans les mondes grec et étrusco-italique: continuités, ruptures, reprises. Besançon: Presses universitaires de Franche-Comté, 2018a. p. 277-306.

VERGARA CERQUEIRA, F. To March in Phalanx, to Jump with Weights, to Knead the Bread, to Tread the Grapes. What is the aulos for?. Archimède: Archéologie et Histoire ancienne, v. 3, p. 187-205, 2016.

VERGARA CERQUEIRA, F.; FABRI, J. P. V. Aspectos da iconografia de Dioniso na cerâmica ápula (séc. V e IV a.C.). In: ENCONTRO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, IV: Imagens, Trajetórias e Poder. 2019, Pelotas. Anais..., Porto Alegre: Mundo Acadêmico, 2021. p. 168-172.

VERGARA CERQUEIRA, F; POUZADOUX, C. La cithare rectangulaire dans la céramique apulienne: aspects morphologiques, symboliques et sociaux. Musiques, images, instruments. Révue française d’organologie e d’iconographie musicale, v. 18, n. 1, p. 72-91, 2021.

VOLIOTI, K. Dimensional Standardization and the Use of Haimonian lekythoi. In: KOTSONAS, A. (org.). Understanding Standardization and Variation in Mediterranean Ceramics. Mid 2nd to late 1st Millenium BC. Leuven: Peeters, 2014. p. 149-168.

VOLIOTI, K. Volitional Consumption: Repetitive Vase Scenes in a Psychophysiological Context. In: RODRIGUEZ PEREZ, D. Greek Art in Context. Archaeological and Art Historical Perspectives. London: Routledge, 2017. p. 81-96.

Downloads

Publicado

2024-02-07

Como Citar

Cerqueira, F. V. (2024). Agência musical de Dioniso e Ariadne na pintura dos vasos ápulos. Nuntius Antiquus, 19(2), 49–98. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/48985

Edição

Seção

Dossiê: Sócrates, Eurípides, Aristófanes e Nietzsche: Diálogos interdisciplinares sob os auspícios de Dionísio