Dioniso nas Dionisíacas de Nono de Panópolis

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Palavras-chave:

Dionisíacas, Nono de Panópolis, Dioniso, épica grega, antiguidade tardia

Resumo

No século V d.C., Nono de Panópolis compôs o que pode ser considerado o maior poema em língua grega preservado, as Dionisíacas, uma epopeia que narra o ciclo de Dioniso em hexâmetros. A presente pesquisa visa estudar a criação poética de Nono que, podendo ter sido um cristão, cria um poema com temática secular cujo objetivo é cantar Dioniso utilizando a matéria homérica. Entretanto, por estar na Antiguidade Tardia, ele pode utilizar diversos estilos e gêneros intercalados para construir seu colossal poema, empregando a técnica da poikilía como principal recurso poético. Como resultado, ele cria uma nova versão de Dioniso, que vai além do deus do teatro e do vinho, aventurando-se em combates e amores, de modo que o objetivo de helenização do mundo mítico se cumpra. Dessa forma, pode-se chegar à conclusão de que Nono utiliza a poikilía para subverter as regras antigas sobre a construção da poesia grega e criar uma epopeia única sobre um novo Dioniso, inédito até então.

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Publicado

2024-02-07

Como Citar

Oliveira de Lima, P. H. (2024). Dioniso nas Dionisíacas de Nono de Panópolis. Nuntius Antiquus, 19(2), 243–266. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/49045

Edição

Seção

Dossiê: Sócrates, Eurípides, Aristófanes e Nietzsche: Diálogos interdisciplinares sob os auspícios de Dionísio