Fios ovidianos nos labirintos da série Westworld
as múltiplas formas de “tecer o antigo em algo novo”
DOI:
https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.57224Palavras-chave:
Westworld, Ovídio, recepção clássica, Dédalo, PigmaliãoResumo
Numa mistura de ficção científica e faroeste, a série Westworld, criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy e estreada em 2016 na HBO, coloca em cena um parque temático habitado por androides de aparência humana, os chamados “anfitriões”, construídos com o objetivo de compor um mundo ficcional regido por diversas narrativas inventadas pelos criadores do parque, destinado à diversão de visitantes humanos. Ao abordar questões atuais relacionadas à inteligência artificial, a série problematiza os limites entre ficção e realidade, bem como entre humano e máquina, de modo a suscitar reflexões sobre consciência, memória e o próprio ato de criação (seja de narrativas, seja de autômatos). Este trabalho propõe uma investigação da recepção da mitologia greco-romana na primeira temporada da série, intitulada O labirinto (“The Maze”), a partir do estabelecimento de diálogos com duas obras do poeta latino Ovídio: as Metamorfoses (especificamente os episódios de Dédalo e o labirinto e de Pigmalião) e as Heroides. Tendo como enfoque a natureza metapoética das criações e o destaque conferido a duas figuras femininas em Westworld, a abordagem busca evidenciar, por um lado, como elementos da literatura clássica fazem-se presentes numa série atual e, por outro, como sua apresentação na série possibilita novas leituras dos episódios mitológicos ovidianos. Adicionalmente, o artigo traz reflexões teóricas sobre o fenômeno da recepção clássica, sobre a importância de serem analisadas também obras da chamada cultura de massa e sobre a possibilidade de reinterpretar as obras de Ovídio com base na estrutura das séries de streaming.
Referências
ANAZ, Sílvio Antonio Luiz. Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld. Revista Famecos, v. 25, n. 2, Porto Alegre, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/28492. Acesso em: 08 nov. 2025.
AVELLAR, Júlia B. C. de. Uma teoria ovidiana da literatura: os Tristia como epitáfio de um poeta-leitor. 2019. 611 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/30644. Acesso em: 08 nov. 2025.
AVELLAR, Júlia B. C. de. Uma teoria ovidiana da literatura: os Tristia como epitáfio de um poeta-leitor. Belo Horizonte: Relicário, 2023.
CALVINO, Italo. Ovídio e a contiguidade universal. In: CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. N. Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 31-42.
CAMPOS, Augusto de. Metamorfoses das Metamorfoses. In: CAMPOS, Augusto de. Verso, reverso, controverso. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 191-198.
CONTE, Gian Biagio. Latin Literature: A History. Traduzido por Joseph Solodow. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.
CRICHTON, Michael. Westworld. EUA: Metro-Goldwyn-Mayer, 1973. DVD (88 min.).
FOWLER, Don. On the Shoulders of Giants: Intertextuality and Classical Studies. Materiali e discussioni per l’analisi dei testi classici, Pisa, n. 39, p. 13-34, 1997.
FULKERSON, Laurel. The Ovidian Heroine as Author: Reading, Writing, and Community in the Heroides. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
GÉRÔME, Jean-Léon. L’artiste et son modèle. 1894. Pintura. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gerome--Haggin--The-Artist-and-His-Model.jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.
GÉRÔME, Jean-Léon. Pygmalion et Galatée, 1890. Pintura. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me,_Pygmalion_and_Galatea,_ca._1890.jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.
GÉRÔME, Jean-Léon. Travailler dans le marbre, 1890. Pintura. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Working_in_Marble_(Gerome).jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.
GOLDBERG, Lesley. HBO’s ‘Westworld,’ With $100 Million Price Tag, Faces Huge Expectations. The Hollywood Reporter, Los Angeles, 1 out. 2016. Disponível em: http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/hbos-westworld-100-million-price-934347. Acesso em: 08 nov. 2025.
GONÇALVES, Heitor Pereira Gomes. Labirintos narrativos: a produção de sentidos por meio da composição narrativa da série Westworld. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30845. Acesso em: 08 nov. 2025.
HARDWICK, Lorna. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.
HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher. Introduction: Making Connections. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (ed.). A Companion to Classical Reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-9.
HOLZBERG, Niklas. Ovid. The poet and his Work. Tradução de G. M. Goskgarian. Ithaca: Cornell University Press, 2002.
HOMERO. Ilíada. Tradução de C. A. Nunes. São Paulo: Ediouro, 2001.
JACOBSON, Howard. Ovid’s Heroides. Princeton: Princeton University Press, 1974.
JOLIVET, Jean-Christophe. Allusion et ficcion épistolaire dans les Heroïdes: recherches sur l’intertextualité ovidienne. Roma: École Française de Rome, 2001.
LINDHEIM, Sara H. Male and Female: Epistolary Narrative and Desire in Ovid’s Heroides. Madison: The University of Wisconsin Press, 2003.
MARTINDALE, Charles. Reception – A New Humanism? Receptivity, Pedagogy, the Transhistorical. Classical Receptions Journal, v. 5, n. 2, p. 169-183, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/crj/cls003.
MARTINDALE, Charles. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.
MARTINS, Ana Cabral. Westworld: televisão complexa, narrativas puzzle e paratextos. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 6, n. 1, p. 132148, 2019. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/460. Acesso em: 08 nov. 2025.
MAYOR, Adrienne. Gods and Robots. Myths, Machines and Ancient Dreams of Technology. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2018.
NOLAN, Jonathan et. al. (2016). Westworld: O labirinto. Produção: J. J. Abrams, Jonathan Nolan e Lisa Joy. EUA: Warner Bros. Entertainment Inc./HBO. 3 DVDs (619 min.), son., color. [1ª temporada].
OVID. Metamorphoses. Edited by Hugo Magnus. Gotha: Friedr. Andr. Perthes. 1892. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3atext%3a1999.02.0029. Acesso em: 08 nov. 2025.
OVÍDIO. Tristia/Tristeza. Tradução de Júlia B. C. Avellar. Belo Horizonte: Relicário, 2023.
OVIDIUS. Amores. Epistulae. Medicamina faciei femineae. Ars amatoria. Remedia amoris. R. Ehwald ed. ex Rudolphi Merkelii recognitione. Leipzig: Teubner, 1907.
PANDEY, Nandini. Virgil in Westworld. Revisiting the Roman Underworld through HBO’s sci-fi western thriller. 2017. Disponível em: https://eidolon.pub/vergil-in-westworld-b148ee5b1429. Acesso em: 08 nov. 2025.
PANIC-CIDIC, Natali. “Have you ever questioned the nature of your reality?” – A philosophical enquiry to HBO’s Westworld (2016). Trabalho apresentado no contexto do Seminário de Mestrado “How plastic and artificial life has become – Robots, Androids, Cyborgs”. Düsseldorf: Mestrado em Comparative Studies, Heinrich Heine Universität, Düsseldorf, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320623574_Have_you_ever_questioned_the_nature_of_your_reality_-_A_Philosophical_Enquiry_to_HBO’s_Westworld_2016. Acesso em: 08 nov. 2025.
PAUL, Joanna. Working with Film: Theories and Methodologies. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (ed.). A Companion to Classical Reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-9.
PERSEUS Digital Library. Cood. Gregory R. Crane, Tufts University. Perseus Collection – Greek and Roman Materials. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/collection?collection=Perseus:collection:Greco-Roman. Acesso em: 08 set. 2020.
PHILOSTRATUS THE ELDER, PHILOSTRATUS THE YOUNGER, CALLISTRATUS. Philostratus the Elder, Imagines. Philostratus the Younger, Imagines. Callistratus, Descriptions. Tradução de Arthur Fairbanks. Loeb Classical Library 256. Cambridge: Harvard University Press, 1931.
PLATÃO. Eutífron, Apologia de Sócrates, Críton. Tradução, introdução e notas de José Trindade dos Santos. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1993.
PLATÃO. Mênon. Texto estabelecido e anotado por John Burnet; tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2001.
QUINTILIANO. Educação Oratória. Livro X. Tradução de Antônio Martinez de Rezende. In: REZENDE, Antônio Martinez de. Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. Belo Horizonte: Crisálida, 2010. p. 161-319.
RIEKS, Rudolf. Zum Aufbau von Ovids Metamorphosen. Würzburger Jahrbücher für die Altertumswissenschaft. p. 85-103, 1980. Disponível em: https://journals.ub.uni-heidelberg.de/index.php/wja/article/view/26624. Acesso em: 08 nov. 2025.
ROSSI, Cesare; RUSSO, Flavio; RUSSO, Ferruccio. Ancient Engineers’ Inventions. Precursors of the Present. Nova York: Springer, 2009.
SHARROCK, Allison. Seduction and Repetition in Ovid’s ‘Ars Amatoria’ 2. Oxford: Clarendon Press, 1994.
SPENTZOU, Efrossini. Readers and Writers in Ovid’s Heroides: Transgressions of Genre and Gender. Oxford: Oxford University Press, 2003.
UGARTEMENDÍA, Cecilia. A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heroides de Ovídio. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-08022017-113033/pt-br.php. Acesso em: 08 nov. 2025.
VIRGÍLIO. Eneida brasileira. Tradução de Manuel Odorico Mendes. Campinas: Unicamp, 2008.
WESTWORLD | Trailer [vídeo]. HBO Brasil, YouTube, 18 de julho de 2016. 1min37s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g8fGMo1m2TQ. Acesso em: 08 nov. 2025.
WINKLER, Martin. Cinema and Classical Texts: Apollo’s New Light. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
WINKLER, Martin. Classical Literature on Screen: Affinities of Imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.
WINKLER, Martin. Ovid on Screen: A Montage of Attractions. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.
WYKE, Maria. Projecting the Past: Ancient Rome, Cinema, and History. London: Routledge, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Júlia Batista Castilho de Avellar (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.



