Fios ovidianos nos labirintos da série Westworld

as múltiplas formas de “tecer o antigo em algo novo”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.57224

Palavras-chave:

Westworld, Ovídio, recepção clássica, Dédalo, Pigmalião

Resumo

Numa mistura de ficção científica e faroeste, a série Westworld, criada por Jonathan Nolan e Lisa Joy e estreada em 2016 na HBO, coloca em cena um parque temático habitado por androides de aparência humana, os chamados “anfitriões”, construídos com o objetivo de compor um mundo ficcional regido por diversas narrativas inventadas pelos criadores do parque, destinado à diversão de visitantes humanos. Ao abordar questões atuais relacionadas à inteligência artificial, a série problematiza os limites entre ficção e realidade, bem como entre humano e máquina, de modo a suscitar reflexões sobre consciência, memória e o próprio ato de criação (seja de narrativas, seja de autômatos). Este trabalho propõe uma investigação da recepção da mitologia greco-romana na primeira temporada da série, intitulada O labirinto (“The Maze”), a partir do estabelecimento de diálogos com duas obras do poeta latino Ovídio: as Metamorfoses (especificamente os episódios de Dédalo e o labirinto e de Pigmalião) e as Heroides. Tendo como enfoque a natureza metapoética das criações e o destaque conferido a duas figuras femininas em Westworld, a abordagem busca evidenciar, por um lado, como elementos da literatura clássica fazem-se presentes numa série atual e, por outro, como sua apresentação na série possibilita novas leituras dos episódios mitológicos ovidianos. Adicionalmente, o artigo traz reflexões teóricas sobre o fenômeno da recepção clássica, sobre a importância de serem analisadas também obras da chamada cultura de massa e sobre a possibilidade de reinterpretar as obras de Ovídio com base na estrutura das séries de streaming.

Biografia do Autor

  • Júlia Batista Castilho de Avellar, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais / Brasil

    Professora de Língua Latina, Literatura Latina e Filologia Românica no Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). Doutora em Letras, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, pelo Pós-Lit/UFMG (2019); mestre em Estudos Literários, na área de Literaturas Clássicas e Medievais, também pelo Pós-Lit/UFMG (2015); licenciada em Letras, Latim/Português, pela UFMG (2013). 

Referências

ANAZ, Sílvio Antonio Luiz. Construindo séries de TV complexas: a concepção diegética de Westworld. Revista Famecos, v. 25, n. 2, Porto Alegre, p. 1-17, 2018. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/28492. Acesso em: 08 nov. 2025.

AVELLAR, Júlia B. C. de. Uma teoria ovidiana da literatura: os Tristia como epitáfio de um poeta-leitor. 2019. 611 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/1843/30644. Acesso em: 08 nov. 2025.

AVELLAR, Júlia B. C. de. Uma teoria ovidiana da literatura: os Tristia como epitáfio de um poeta-leitor. Belo Horizonte: Relicário, 2023.

CALVINO, Italo. Ovídio e a contiguidade universal. In: CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos. Trad. N. Moulin. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. p. 31-42.

CAMPOS, Augusto de. Metamorfoses das Metamorfoses. In: CAMPOS, Augusto de. Verso, reverso, controverso. São Paulo: Perspectiva, 1988. p. 191-198.

CONTE, Gian Biagio. Latin Literature: A History. Traduzido por Joseph Solodow. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1999.

CRICHTON, Michael. Westworld. EUA: Metro-Goldwyn-Mayer, 1973. DVD (88 min.).

FOWLER, Don. On the Shoulders of Giants: Intertextuality and Classical Studies. Materiali e discussioni per l’analisi dei testi classici, Pisa, n. 39, p. 13-34, 1997.

FULKERSON, Laurel. The Ovidian Heroine as Author: Reading, Writing, and Community in the Heroides. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.

GÉRÔME, Jean-Léon. L’artiste et son modèle. 1894. Pintura. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Gerome--Haggin--The-Artist-and-His-Model.jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.

GÉRÔME, Jean-Léon. Pygmalion et Galatée, 1890. Pintura. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/File:Jean-L%C3%A9on_G%C3%A9r%C3%B4me,_Pygmalion_and_Galatea,_ca._1890.jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.

GÉRÔME, Jean-Léon. Travailler dans le marbre, 1890. Pintura. Disponível em: https://fr.wikipedia.org/wiki/Fichier:Working_in_Marble_(Gerome).jpg . Acesso em: 08 nov. 2025.

GOLDBERG, Lesley. HBO’s ‘Westworld,’ With $100 Million Price Tag, Faces Huge Expectations. The Hollywood Reporter, Los Angeles, 1 out. 2016. Disponível em: http://www.hollywoodreporter.com/live-feed/hbos-westworld-100-million-price-934347. Acesso em: 08 nov. 2025.

GONÇALVES, Heitor Pereira Gomes. Labirintos narrativos: a produção de sentidos por meio da composição narrativa da série Westworld. 2020. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Jornalismo) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30845. Acesso em: 08 nov. 2025.

HARDWICK, Lorna. Reception Studies. Oxford: Oxford University Press, 2003.

HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher. Introduction: Making Connections. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (ed.). A Companion to Classical Reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-9.

HOLZBERG, Niklas. Ovid. The poet and his Work. Tradução de G. M. Goskgarian. Ithaca: Cornell University Press, 2002.

HOMERO. Ilíada. Tradução de C. A. Nunes. São Paulo: Ediouro, 2001.

JACOBSON, Howard. Ovid’s Heroides. Princeton: Princeton University Press, 1974.

JOLIVET, Jean-Christophe. Allusion et ficcion épistolaire dans les Heroïdes: recherches sur l’intertextualité ovidienne. Roma: École Française de Rome, 2001.

LINDHEIM, Sara H. Male and Female: Epistolary Narrative and Desire in Ovid’s Heroides. Madison: The University of Wisconsin Press, 2003.

MARTINDALE, Charles. Reception – A New Humanism? Receptivity, Pedagogy, the Transhistorical. Classical Receptions Journal, v. 5, n. 2, p. 169-183, 2013. DOI: https://doi.org/10.1093/crj/cls003.

MARTINDALE, Charles. Redeeming the Text: Latin Poetry and the Hermeneutics of Reception. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MARTINS, Ana Cabral. Westworld: televisão complexa, narrativas puzzle e paratextos. Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 6, n. 1, p. 132148, 2019. Disponível em: https://aim.org.pt/ojs/index.php/revista/article/view/460. Acesso em: 08 nov. 2025.

MAYOR, Adrienne. Gods and Robots. Myths, Machines and Ancient Dreams of Technology. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2018.

NOLAN, Jonathan et. al. (2016). Westworld: O labirinto. Produção: J. J. Abrams, Jonathan Nolan e Lisa Joy. EUA: Warner Bros. Entertainment Inc./HBO. 3 DVDs (619 min.), son., color. [1ª temporada].

OVID. Metamorphoses. Edited by Hugo Magnus. Gotha: Friedr. Andr. Perthes. 1892. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/text?doc=Perseus%3atext%3a1999.02.0029. Acesso em: 08 nov. 2025.

OVÍDIO. Tristia/Tristeza. Tradução de Júlia B. C. Avellar. Belo Horizonte: Relicário, 2023.

OVIDIUS. Amores. Epistulae. Medicamina faciei femineae. Ars amatoria. Remedia amoris. R. Ehwald ed. ex Rudolphi Merkelii recognitione. Leipzig: Teubner, 1907.

PANDEY, Nandini. Virgil in Westworld. Revisiting the Roman Underworld through HBO’s sci-fi western thriller. 2017. Disponível em: https://eidolon.pub/vergil-in-westworld-b148ee5b1429. Acesso em: 08 nov. 2025.

PANIC-CIDIC, Natali. “Have you ever questioned the nature of your reality?” – A philosophical enquiry to HBO’s Westworld (2016). Trabalho apresentado no contexto do Seminário de Mestrado “How plastic and artificial life has become – Robots, Androids, Cyborgs”. Düsseldorf: Mestrado em Comparative Studies, Heinrich Heine Universität, Düsseldorf, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/320623574_Have_you_ever_questioned_the_nature_of_your_reality_-_A_Philosophical_Enquiry_to_HBO’s_Westworld_2016. Acesso em: 08 nov. 2025.

PAUL, Joanna. Working with Film: Theories and Methodologies. In: HARDWICK, Lorna; STRAY, Christopher (ed.). A Companion to Classical Reception. Oxford: Blackwell Publishing, 2008. p. 1-9.

PERSEUS Digital Library. Cood. Gregory R. Crane, Tufts University. Perseus Collection – Greek and Roman Materials. Disponível em: http://www.perseus.tufts.edu/hopper/collection?collection=Perseus:collection:Greco-Roman. Acesso em: 08 set. 2020.

PHILOSTRATUS THE ELDER, PHILOSTRATUS THE YOUNGER, CALLISTRATUS. Philostratus the Elder, Imagines. Philostratus the Younger, Imagines. Callistratus, Descriptions. Tradução de Arthur Fairbanks. Loeb Classical Library 256. Cambridge: Harvard University Press, 1931.

PLATÃO. Eutífron, Apologia de Sócrates, Críton. Tradução, introdução e notas de José Trindade dos Santos. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1993.

PLATÃO. Mênon. Texto estabelecido e anotado por John Burnet; tradução de Maura Iglésias. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Loyola, 2001.

QUINTILIANO. Educação Oratória. Livro X. Tradução de Antônio Martinez de Rezende. In: REZENDE, Antônio Martinez de. Rompendo o silêncio: a construção do discurso oratório em Quintiliano. Belo Horizonte: Crisálida, 2010. p. 161-319.

RIEKS, Rudolf. Zum Aufbau von Ovids Metamorphosen. Würzburger Jahrbücher für die Altertumswissenschaft. p. 85-103, 1980. Disponível em: https://journals.ub.uni-heidelberg.de/index.php/wja/article/view/26624. Acesso em: 08 nov. 2025.

ROSSI, Cesare; RUSSO, Flavio; RUSSO, Ferruccio. Ancient Engineers’ Inventions. Precursors of the Present. Nova York: Springer, 2009.

SHARROCK, Allison. Seduction and Repetition in Ovid’s ‘Ars Amatoria’ 2. Oxford: Clarendon Press, 1994.

SPENTZOU, Efrossini. Readers and Writers in Ovid’s Heroides: Transgressions of Genre and Gender. Oxford: Oxford University Press, 2003.

UGARTEMENDÍA, Cecilia. A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heroides de Ovídio. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Letras Clássicas) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-08022017-113033/pt-br.php. Acesso em: 08 nov. 2025.

VIRGÍLIO. Eneida brasileira. Tradução de Manuel Odorico Mendes. Campinas: Unicamp, 2008.

WESTWORLD | Trailer [vídeo]. HBO Brasil, YouTube, 18 de julho de 2016. 1min37s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=g8fGMo1m2TQ. Acesso em: 08 nov. 2025.

WINKLER, Martin. Cinema and Classical Texts: Apollo’s New Light. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

WINKLER, Martin. Classical Literature on Screen: Affinities of Imagination. Cambridge: Cambridge University Press, 2017.

WINKLER, Martin. Ovid on Screen: A Montage of Attractions. Cambridge: Cambridge University Press, 2020.

WYKE, Maria. Projecting the Past: Ancient Rome, Cinema, and History. London: Routledge, 1997.

Downloads

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens à recepção dos Clássicos

Como Citar

Fios ovidianos nos labirintos da série Westworld: as múltiplas formas de “tecer o antigo em algo novo”. (2025). Nuntius Antiquus, 21(2), 1-37. https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.57224