Gramatofagia, mitofagia e consciência histórico-epocal na História Filosófica

uma análise teórico-literária

Autores/as

Palabras clave:

Damáscio, gramatofagia, teoria do mito

Resumen

A teorização sobre o romance antigo nas obras de Jacyntho Lins Brandão, especialmente em ‘‘A invenção do romance’’, mobiliza alguns conceitos teóricos que transcendem a mera análise formal da prosa ficcional e propiciam reflexões de natureza geral no âmbito das teorias das ciências humanas. O presente artigo pretende discutir a aplicação de uma destas categorias — gramatofagia — a certas formulações teóricas sobre a relação entre a mudança histórica, os gêneros literários e a teoria da mitologia na História Filosófica, do neoplatônico Damáscio. Escrita por volta de 515-525, a História Filosófica, também conhecida como ‘‘Vida de Isidoro’’, é um compêndio de narrativas em prosa sobre as vidas e desventuras dos filósofos das escolas de Atenas e Alexandria entre os séculos IV e V da Era Comum, e conjuga elementos dos gêneros biografia, história, patriografia e paradoxografia. Damáscio mobiliza uma série de topoi e símbolos da cultura pagã greco-romana em sua narrativa, criando uma espécie de laboratório poético e alquímico da paideia pagã em contraposição à paideia cristã que então se estabelecia como modelo epistêmico. A reflexão de Damáscio pode ser definida como gramatofágica ou ‘‘mitofágica’’ e constitui um bom exemplo teórico sobre como a narrativa em prosa da antiguidade tardia — ou pós-antiguidade — conjuga elementos de diferentes gêneros literários e poéticos ligados à expressão da herança mitológica greco-romana. À guisa de conclusão, defenderei a ideia embrionária de que o conceito de ‘‘gramatofagia’’ pode também ser qualificado como ‘‘mitofagia’’ em Damáscio, considerando a estreita relação entre os gêneros literários mobilizados por ele e a mitologia pagã, sendo uma importante ferramenta interpretativa para o historiador do neoplatonismo pós-plotiniano. 

Referencias

ASSMANN, J. Monotheism and Polytheism. In: ILES-JOHNSTON, S. Ancient Religions. Cambridge: Harvard University Press, 2007.

ASSMANN, J. The Search for God in Ancient Egypt: The Symbolic Politics of Ethnic War. Ithaca: Cornell University Press, 2001.

ATHANASSIADI, P. Damascius. The Philosophical History. Text with translation and notes. Atenas: Apamea Cultural Association, 1999.

ATHANASSIADI, P. Introduction. In: DAMASCIUS. The Philosophical History. Text with translation and notes. Atenas: Apamea Cultural Association, 1999.

BRANDÃO, J. L. A Invenção do Romance. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2005.

BULL, C.H. The Tradition of Hermes Trismegistus: The Egyptian Priestly Figure as a Teacher of Hellenized Wisdom. Brill, 2018.

CALASSO, R. Il Cacciatore Celeste. Milão: Adelphi, 2016.

CERTEAU, M. La fable mystique: XVIe et XVIIe siècle. Paris: Gallimard, 1982.

CHASE, M. Review of S. Ahbel-Rappe, Damascius, Problems & Solutions Concerning First Principles. The International Journal of the Platonic Tradition, Leiden, v. 6, p. 139-145, 2012.

DUMÉZIL, G. Mythe et Épopée: L’idéologie des trois fonctions dans les épopées des peuples indo-européens. Paris: Gallimard, 1968.

EDMONDS III, R. G. A Curious Concoction: Tradition and Innovation in Olympiodorus’ “Orphic” Creation of Mankind. American Journal of Philology, Baltimore, v. 130, n. 4, p. 511-532, 2009.

FÓCIO. Bibliothèque. Tome II: Codices 84-185. Edição de R. Henry. Paris: Belles Lettres, 1960.

FOWDEN, G. The Egyptian Hermes: A Historical Approach to the Late Pagan Mind. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

GALPÉRINE, M-C. Introduction. In: DAMASCIUS. Des premiers principes: apories et resolutions. Paris: Verdier, 1987.

GERSH, S. Being Different: More Neoplatonism After Derrida. Leiden: Brill, 2014.

HADOT, I. Athenian and Alexandrian Neoplatonism and the Harmonization of Aristotle and Plato. Leiden: Brill, 2015.

HANEGRAAFF, W. Hermetic Spirituality and the Historical Imagination: Altered States of Knowledge in Late Antiquity. Cambridge: Cambridge University Press, 2022.

HAVELOCK, E. Preface to Plato. Cambridge: Harvard University Press, 1963.

HERMÈS TRISMÉGISTE. Corpus Hermeticum. Trad. A-J. Festugière. Texto. A.D. Nock. Paris: Les Belles Lettres, 1946. Tome II: Traités XIII-XVIII – Asclépius.

HOFFMANN, P. Les âges de l’humanité et la critique du christianisme selon Damascius. Revue de l’histoire des religions, Paris, v. 234, n. 4, p. 737-775, 2017.

KERÉNYI, K. Die griechisch-orientalische Romanliteratur in religionsgeschichtlicher Beleuchtung: Ein Versuch. Tübingen: Mohr, 1927.

MERKELBACH, R. Isis regina - Zeus Sarapis: Die griechisch-ägyptische Religion nach den Quellen dargestellt. Munique: K.G. Saur, 2001.

NAPOLI, V. Aspetti sacrali e anagogici del “meraviglioso” in Damascio: una chiave di lettura. Peitho / Examina Antiqua, v. 1, n. 9, 2018.

O’MEARA, D. J. Patterns of perfection in Damascius’ “Life of Isidore”. Phronesis, Leiden, v. 51, n. 1, p. 74-90, 2006.

PODEMANN SØRENSEN, J. The Eye of the World: An interpretation of the Kore Kosmou on its Egyptian Background. 2012. Disponível on-line: https://www.princeton.edu/~hellenic/Hermeneutica/PodemannPaper.pdf

SCHÜRMANN, R. Broken Hegemonies. Bloomington: Indiana University Press, 2003.

SCHÜRMANN, R. Heidegger on Being and Acting: From Principles to Anarchy. Bloomington: Indiana University Press, 1987.

SCOTT, Walter (Trad.). Hermetica: The Ancient Greek and Latin Writings Which Contain Religious or Philosophic Teachings Ascribed to Hermes Trismegistus. Texto e Trad. Walter Scott. Boulder: Shambala, 1993. v. I.

SEPPILLI, A. Poesia e Magia. Palermo: Sellerio editore Palermo, 2011.

STEINER, G. Nostalgia for the Absolute. Toronto: House of Anansi Press, 1974.

TROMPF, G. Introduction. In: TROMPF, G; MIKKELSEN, B; JOHNSON, J. The Gnostic World. Londres: Routledge, 2019.

VERNANT, J-P. Tensões e ambiguidades na tragédia grega. In: VERNANT, J-P; VIDAL-NAQUET, P. Mito e Tragédia na Grécia Antiga. São Paulo: Perspectiva, 2011.

VLAD, M. Stepping into the void: Proclus and Damascius on approaching the first principle. The International Journal of the Platonic Tradition, Leiden, v. 11, p. 44-68, 2017

WESTERINK, L.G. Introduction. In: WESTERINK, L.G. The Greek Commentaries on Plato’s Phaedo. Damascius. Amsterdã: North-Holland Publishing Company, 1977. v. II.

TASSIS, T.P. Historical Experience and Mysticism in the Philosophical History of Damascius. 2024. Tese (Doutorado em Literaturas Clássicas e Medievais) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2024.

ZINTZEN, C. Damascii Vitae Isidori Reliquiae. Hildesheim: Georg Olms Verlagsbuchhandlung, 1967.

Publicado

2025-05-13

Número

Sección

Dossiê Comemorativo em Homenagem ao Prof. Jacyntho Lins Brandão – Parte 2

Cómo citar

Gramatofagia, mitofagia e consciência histórico-epocal na História Filosófica: uma análise teórico-literária . (2025). Nuntius Antiquus, 21(1), 1–29. https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/57676