Introduzindo Poesia Latina por entre linguagens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.60004

Resumo

Como parte da mesa-redonda que concluiu o Seminário Internacional da FALE/UFMG “Approaches to Classical Reception” em setembro de 2024, ofereci uma prévia, em inglês, das considerações e dos interesses de um projeto de livro meu recém-concluído, amplamente relevante para os temas do nosso seminário, que durou uma semana. Meu livro (que deve ser publicado pela Cambridge University Press em 2025) intitula-se “Latin Poetry across Languages: Adventures in Allusion, Translation and Classical Tradition”; ele se divide em duas partes, a primeira focada em textos antigos (I: ‘Leituras entre latim e grego’) e a segunda em textos “modernos” de 1300 em diante (II: ‘Leituras entre latim e vernáculo’). O que ofereço agora, graças aos colaboradores acadêmicos da UFMG, é uma versão dessa prévia para o público brasileiro. As páginas a seguir adaptam alguns trechos de minhas páginas introdutórias e finais, bem como apresentam uma pequena amostra de duas conversas em diferentes idiomas, presentes no corpo do livro no qual a literatura e a experiência vivida estão simultaneamente no centro das atenções: uma conversa do mundo antigo, de autoria do escritor de prosa latina Aulo Gélio, e uma conversa do mundo moderno, na voz do poeta irlandês Seamus Heaney, cujo trabalho já havia sido explorado anteriormente na sessão ‘cidade e campo’ do seminário da UFMG de 2024.

Biografia do Autor

  • Hinds, University of Washington (UW), Seattle, Washington / Estados Unidos

    Stephen Hinds é Professor Emerito de Letras Clássicas na Universidade de Washington, Seattle.  Ele é o autor das Metamorphosis of Persephone: Ovid and the Self-Conscious Muse (Cambridge 1987) e da Allusion and Intertext: Dynamics of Appropriation in Roman Poetry (Cambridge 1998).  Com Denis Feeney, ele cofundou e coeditou a série dos livros Cambridge sobre Literatura Romana e seu contexto (13 volumes, com o último título publicado em 2016).  Entre seus artigos recentes estão o 'Return to Enna:  Ovid and Ovidianism in Claudian's De Raptu Proserpinae' (2016), o 'Pastoral and its Futures: Reading like (a) Mantuan' (2017), o 'Pre- and Post-Digital Poetics of "Transliteralism": Some Greco-Roman Epic Incipits' (2020), o 'In and Out of Latin:  Diptych and Virtual Diptych in Marvell, Milton, Du Bellay and Others' (2020), e o 'Ovid's exile poetry and zombies' (2023).  Um novo livro está no prelo pela Cambridge (publicação prevista para 2025), com o título Latin Poetry across Languages: Adventures in Allusion, Translation and Classical Tradition, em que se oferece a exploração das relações translinguísticas e interculturais da literatura latina, ambas na antiguidade e entre antiquidade e (recente) modernidade. Compromissos mais duradouros incluem  um comentário de Cambridge ‘verde e amarelo’ sobre Ovídio, Tristia 1. 

Referências

ADAMS, J. N. The Regional Diversification of Latin 200 BC–AD 600. Cambridge: Cambridge University Press, 2007

DIGIULIO, S. J. Gellius’ strategies of reading (Gellius): miscellany and the active reader in Noctes Atticae Book 2. Classical Philology, v. 115, p. 242-264, 2020.

FALCONER, R. Seamus Heaney, Virgil and the Good of Poetry. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2022.

FARRELL, J. Latin Language and Latin Culture from Ancient to Modern Times. Cambridge: Cambridge University Press, 2001.

FEENEY, D. Beyond Greek: The Beginnings of Latin Literature. Cambridge: Harvard University Press, 2016

FITZGERALD, W. Variety: The Life of a Roman Concept. Chicago: University of Chicago Press, 2016.

GUNDERSON, E. Nox philologiae: Aulus Gellius and the Fantasy of the Roman Library. Madison, WI: University of Wisconsin Press, 2009.

HARRISON, S. Virgilian contexts. In: HARDWICK, L.; STRAY, C. (ed.). A Companion to Classical Receptions. Chichester: Wiley-Blackwell, 2008. p. 113-126.

HARRISON, S.; MACINTOSH, F.; EASTMAN, H. (ed.). Seamus Heaney and the Classics: Bann Valley Muses. Oxford: Oxford University Press, 2019.

HEANEY, S. Death of a Naturalist. London: Faber and Faber, 1966.

HEANEY, S. Eclogues in extremis: on the staying power of pastoral. In: VOLK, K. (ed.). Oxford Readings in Classical Studies: Vergil’s Eclogues. Oxford: Oxford University Press, 2008. p. 245-260.

HEANEY, S. Electric Light. London: Faber & Faber, 2001.

HINDS, S. Allusion and Intertext: Dynamics of Appropriation in Roman Poetry. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.

HOLFORD-STREVENS, L. Aulus Gellius: An Antonine Scholar and His Achievement. Revised ed. Oxford: Oxford University Press, 2003.

HOWLEY, J. A. “Heus tu, rhetorisce”: Gélio, Cicero, Plutarch, and Roman study abroad. In: MADSEN, J. M.; REES, R. (ed.). Roman Rule in Greek and Latin Writing: Double Vision. Leiden: Brill, 2014. p. 163-192.

HOWLEY, J. A. Aulus Gellius and Roman Reading Culture. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.

HUTCHINSON, G. O. Greek to Latin: Frameworks and Contexts for Intertextuality. Oxford: Oxford University Press, 2013.

KEULEN, W. Gellius the Satirist: Roman Cultural Authority in Attic Nights. Leiden: Brill, 2009.

O’DONOGHUE, B. Heaney, Yeats, and the language of pastoral. In: HARRISON, S.; MACINTOSH, F.; EASTMAN, H. (ed.). Seamus Heaney and the Classics: Bann Valley Muses. Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 147-159.

O’DONOGHUE, B. Heaney’s classics and the bucolic. In: O’DONOGHUE, B. (ed.). The Cambridge Companion to Seamus Heaney. Cambridge: Cambridge University Press, 2009. p. 106-121.

PUTNAM, M. C. Vergil and Seamus Heaney. Vergilius, v. 56, p. 3-16, 2010.

TAPLIN, O. Boustrophedon between Hellas and home. In: HARRISON, S.; MACINTOSH, F.; EASTMAN, H. (ed.). Seamus Heaney and the Classics: Bann Valley Muses. Oxford: Oxford University Press, 2019. p. 14-25.

WAQUET, F. Latin or the Empire of a Sign: From the Sixteenth to the Twentieth Centuries. Translated by J. Howe. London; New York: Verso, 2001.

Publicado

2025-11-18

Edição

Seção

Dossiê: Abordagens à recepção dos Clássicos

Como Citar

Introduzindo Poesia Latina por entre linguagens. (2025). Nuntius Antiquus, 21(2), 1-17. https://doi.org/10.35699/1983-3636.2025.60004