Intervenções “autorais” e “editoriais” de Ovídio nos Tristia: ficcionalizações da escrita e poemas perdidos

Auteurs

  • Júlia Batista Castilho de Avellar Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais / Brasil

Mots-clés :

Ovídio, Tristia, Fastos, Medeia, metapoesia

Résumé

Este artigo investiga passagens dos Tristia, de Ovídio, em que o eu poético, comentando sobre suas obras anteriores, realiza intervenções “autorais” e “editoriais” nas elegias de exílio. A análise centra-se em trechos metaliterários envolvendo divergências interpretativas referentes a duas obras específicas, os Fastos e a Medeia, as quais suscitam questões relacionadas à transmissão textual: os Fastos são considerados um poema incompleto, e a Medeia, uma tragédia perdida. Após discutir sobre a composição dessas obras e sobre a possibilidade de serem ficcionalizações de escrita, propomos uma interpretação do problema sob a perspectiva do exílio da personagem-poeta. Assim, evidenciamos como a questão dos Fastos interrompidos e a escrita de uma Medeia inserem-se na autobiografia literária que Nasão compõe para si mesmo e fazem parte de um projeto poético maior, que já envolvia, em prefiguração irônica, o exílio.

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Publiée

2019-02-21

Comment citer

Avellar, J. B. C. de. (2019). Intervenções “autorais” e “editoriais” de Ovídio nos Tristia: ficcionalizações da escrita e poemas perdidos . Nuntius Antiquus, 14(2), 155–179. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufmg.br/index.php/nuntius_antiquus/article/view/17068

Numéro

Rubrique

Dossiê Seminários do NEAM