O problema da temperança na República de Platão
Mots-clés :
Platão, República, temperança, virtudes, educação dos artesãosRésumé
Ao procurar identificar as quarto virtudes cardeais na cidade que acabara de construir com seus interlocutores na República, é notório o embaraço de Sócrates ao passar à temperança. Esse embaraço parece se dar pelo fato de entender que não será fácil defender que a temperança pode ser encontrada na cidade pela falta de clareza sobre as condições que a tornariam possível. Embora, definida como “virtude política”, a temperança só dependa de que exista um acordo harmonioso entre governantes e governados sobre a questão de quem deve governar, é exatamente a consonância entre governantes e governados que parece depender de que estes últimos tenham sido todos educados visando também a que tenham a “temperança psicológica”. Isto se dá pelo grau de restrição aos prazeres e à riqueza que é considerado fundamental na construção da cidade e que dificilmente seria aceito harmoniosamente sem que os indivíduos fossem educados para serem temperantes. Essa necessidade fica reforçada pelo tipo de medicina que se adota na cidade e também pela expectativa de que não sejam necessárias leis positivas para regular o comportamento dos cidadãos. Tudo isso parece indicar que uma boa leitura da obra exige que se considere que a “educação primária”, pela mousiké e gymnastiké, se estende a todas as classes da cidade.
Téléchargements
Références
ADAM, J. (Ed.). The Republic of Plato. Notas, comentários e apêndices de James Adam. Cambridge: Cambridge University Press, 1979. 2 v.
CHAMBRY, É. (Trad.). La République. Introdução de Auguste Diès. Paris: Les Belles Lettres, 1996. 3 v.
FERRARI, G. R. F. City and Soul in Plato’s Republic. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
PLATÃO. A República. 5. ed. Tradução, introdução e notas de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1987.
REEVE, C. D. C. Philosopher-Kings: the Argument of Plato’s Republic. Princeton: Princeton University Press, 1988.
SHOREY, P. (Trad.). The Republic. London: Harvard University Press, 1994. v. 2. (The Loeb Classical Library).
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Guilherme Domingues da Motta (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .