A psicologia moral de Sêneca: a relação entre a disposição de alma e a vida feliz
DOI:
https://doi.org/10.17851/1983-3636.11.1.89-110Palavras-chave:
Sêneca, psicologia moral, paixões, vida felizResumo
O presente estudo tem por objetivo explicitar de que modo a disposição de alma pode distanciar-nos ou aproximar-nos da vida feliz, na filosofia moral de Sêneca. Para tanto, busca-se analisar e discutir principalmente a epístola XIII das Epistulae Morales, na qual o autor oferece uma descrição da vida desgraçada que leva aquele que é acometido pelo temor – fenômeno psicológico que, por constituir uma das principais paixões, poderá incorrer num prejuízo para a capacidade do homem de atribuir valores, seja a si mesmo, seja ao que lhe é externo. Por outro lado, e tendo em vista as considerações tecidas, busca-se argumentar que é principalmente a força de alma do sapiens que parece aproximá-lo do ideal ético estoico da tranquillitas animi.
Referências
ARNIM, H. Stoici antichi, tutti i frammenti. Trad. Roberto Radice. Milano: Bompiani, 2002.
BOVIS, A. La sagesse de Sénèque. Paris: Aubier, 1948.
FITCH, J. (org.). Oxford readings in classical studies: Seneca. Oxford/ New York: Oxford University Press, 2008.
GOLDSCHMIDT, V. Le système stoïcien et l’idée de temps. Paris: J. Vrin, 1953.
GRIMAL, P. Sénèque ou la conscience de l’empire. Paris: Les Belles Lettres, 1979.
HADOT, P. La citadelle intérieure: introduction aux Pensées de Marc Aurèle. Paris: Fayard, 1992.
HADOT, P. O que é a filosofia antiga? Trad. Dion Davi Macedo. São Paulo: Loyola, 1999.
INWOOD, B. (org.). Os estoicos. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Odysseus, 2006.
INWOOD, B. Reading Seneca: stoic philosophy at Rome. New York: Oxford University Press, 2005.
LÉVY, C. Plaisir et amitié dans les Lettres à Lucilius. Ítaca: Quaderns Catalans de Cultura Clàssica, Barcelona, n. 28-29, p. 119-131, 2012/2013.
LONG, A.; SEDLEY, D. Les philosophes hellénistiques: vol. 2 - les stoïciens. Trad. Jacques Brunschwig et Pierre Pellegrin. Paris: Flammarion, 2001.
MARCO AURÉLIO. Meditações. Trad. Jaime Bruna. São Paulo: Cultrix, 1964.
MOTTO, L. Further essays on Seneca. Frankfurt/New York: Peter Lang, 2001.
REYDAMS-SCHILS, G.The Roman Stoics: self, responsibility and affection. Chicago: University of Chicago Press, 2005.
SENECA. Ad Lucilium epistulae morales. With an English translation by Richard Gummere. Cambridge, Mass./London: Harvard University Press, 1989 (3 vols.).
SÉNECA. Cartas a Lucílio. Trad. J. A. Segurado e Campos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2009.
SÉNECA. Medeia. Trad. Ana Alexandra Alves de Sousa. São Paulo: Annablume Clássica, 2012.
SENECA. Moral Essays. With an English translation by John W. Basore. London: Heinemann, 1932/1935 (3 vols., vol. II-III).
SENECA. Sobre a vida feliz. Trad. João Teodoro d’Olim Marote. São Paulo: Nova Alexandria, 2005.
SÉNÈQUE. Lettres a Lucilius. Trad. Henri Noblot. Paris: Les Belles Lettres, 1947/1969.
USENER, H. Epicurea. Cambridge: Cambridge University Press, 2010.
VOELKE, A.-J. L’idée de volonté dans le stoïcisme. Paris: Presses Universitaires de France, 1973.