Um soneto castelhano de Manuel Botelho de Oliveira

Autores

  • Anne Navarro Miranda

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787...265-285

Palavras-chave:

Literatura brasileira, Poesia barroca, Manuel Botelho de Oliveira.

Resumo

O presente artigo tem a intenção de contribuir para a reavaliaçãoque se vem fazendo da obra do poeta brasileiro seiscentista Manuel Botelhode Oliveira (1636-1711), em especial da parte escrita em língua espanhola.Para tanto, constituiu-se como objeto de estudo um dos sonetos amorososdo Segundo Coro das Rimas Castelhanas, do livro Música do Parnassodividida em quatro coros de rimas portuguesas, castelhanas, italianas &latinas. Com seu descante cômico reduzido em duas comédias, publicadoem 1705. Trata-se do segundo soneto do Coro das Rimas Castelhanas,cujo título, dado pelo autor em língua portuguesa – tal como ocorre comos poemas escritos nas outras duas línguas estrangeiras que o poeta baianoutilizou –, é “Encarecimento da fermosura de Anarda”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Carmelina M. Rodrigues. O marinismo de Botelho. Salvador, Universidade

Federal da Bahia, 1975. (Tese apresentada ao Instituto de Letras da Universidade Federal

da Bahia para concurso de Professor Assistente do Departamento de Letras Românicas.)

ALONSO, Dámaso. Estudios y ensayos gongorinos. Madrid: Gredos, 1955.

BAEHR, Rudolf. Manual de versificación española. Madrid: Gredos, 1989.

Diccionario de la lengua española de la Real Academia. Madrid: Espasa-Calpe, 1992.

Diccionario Vox General Ilustrado de la lengua española. Barcelona: Publicaciones y

Ediciones SPES, 1953.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. A concepção objetiva da arte. In. Estética: a Idéia e

o Ideal. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

LEÓN, Fray Luis de. Poesía. Prólogo y anotaciones de German Bleiberg y Dario

Fernández Morera. Madrid: Alianza Editorial, 1986.

MARTINS, Antônio Coimbra. Soneto. In: COELHO, Jacinto do Prado (Dir.). Dicionário

das literaturas portuguesa, brasileira e galega. 3. ed. Porto: Figueirinhas, 1978. v. II,

p. 1040-1043.

MORA, José Ferrater. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

OLIVEIRA, Manuel Botelho de. Música do Parnasso dividida em quatro coros de

rimas portuguesas, castelhanas, italianas & latinas. Com seu descante cômico reduzido

em duas comédias. In: NASCENTES, Antenor (Org.). Rio de Janeiro: Instituto Nacional

do Livro, 1953, tomo I.

RIBEIRO, João Roberto Inácio. Música do Parnasso e a poesia latina de Manuel

Botelho de Oliveira. 1990. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Ciências e Letras

da UEP, Assis, São Paulo.

RODRIGUES-MOURA, Enrique. Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711): um poeta,

dos continentes, cuatro idiomas. Texto lido no 50º Congresso Internacional de

Americanistas, em julho de 2000, Varsóvia.

SILVA, Luciano Pereira da. A astronomia de ‘Os Lusíadas’. Lisboa: Junta de Investigação

de Ultramar, 1972.

SPINA, Segismundo. Introdução. In: MELO, D. Francisco Manuel de. A tuba de Calíope

(Quarta musa das Obras métricas). São Paulo: Brasiliense, 1988. p.15-21.

SPINA, Segismundo. Maneirismo. In: SPINA e CROLL, Morris W. Introdução ao

maneirismo e à prosa barroca. São Paulo: Ática, 1990, p. 9-38.

VIANNA, Marlene Machado Zica. Música do Parnasso: temas, formas, linguagem. 2001,

vol. (Tese de doutorado em Literatura Comparada – Faculdade de Letras, Universidade

Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.)

VIEIRA, Padre Antônio. Sermão do Mandato (1643). In: Obras completas. Tomo IV.

Porto: Lello & Irmão Editores, 1959, p. 287-322.

VOSSLER, Karl. Formas Poéticas de los pueblos románicos. Buenos Aires: Losada, 1960.

WÖLFFLIN, Heinrich. Forma Aberta e forma fechada. In: Conceitos fundamentais da

arte: o problema da evolução dos estilos na arte mais recente. São Paulo: Martins

Fontes, 2000, p. 267-209.

Downloads

Publicado

2003-12-31