A alma de Guesa em ação

Autores

  • Cilaine Alves Cunha Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.21.2.85-105

Palavras-chave:

Verossimilhança, Convenção, Originalidade.

Resumo

Em algumas passagens, O Guesa recorre ao sistema de verossimilhança neoclássico, ajustando a ação do protagonista pelo dever ser dos bons costumes e da decência. O poema mobiliza ainda o verossímil privilegiado no século XIX, introduzindo verdades particulares que se distanciam da convenção em curso. O autor também se vale da máxima segundo a qual a conduta das personagens pode ser regulada por uma radical originalidade.

Referências

AUERBACH. Mimesis. Trad. I. Villanueva y E. Imaz. México: Fondo de Cultura Económica, 1995.

BERLIN, Isaiah. Estudos sobre a humanidade. Uma antologia de ensaios. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

BOSI. Alfredo. Sob o signo de Cam. In: Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 246-272.

CHAGAS, Pinheiro. Literatura Brasileira. José de Alencar, apud Gonçalves Dias e a crítica portuguesa no século XIX. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2010,

p. 138.

DIAS, Gonçalves. Obras poéticas. Ed. Manuel Bandeira. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1944.

DIAS, Gonçalves. Poesia completa. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959.

CAMPOS, Augusto e Haroldo. Revisão de Sousândrade. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CUCCAGNA, Claudio. A visão do ameríndio na obra de Sousândrade. São Paulo: Hucitec, 2004.

GENETTE, Gérard. Vraisemblance et motivation. In: Figures II. Paris: Éditions Du Seuil, 1969, p. 71-100.

HANSEN, João Adolfo. Etiqueta, invenção e rodapé. Texto inédito.

HEINE. Heine, hein? Poeta dos contrários. Trad. André Vallias. São Paulo: Editora Perspectiva / Goethe Institut, 2011.

HOBSBAWN, Eric. Nações e nacionalismo desde 1780. Programa, mito e realidade. São Paulo: Paz e Terra, 1991.

LOBO, Luiza. Épica e modernidade em Sousândrade. São Paulo / Rio de Janeiro: Presença / Edusp, 1986.

PEREIRA DA SILVA, apud SOUSÂNDRADE. Memorabilia. In: Poesia e prosa reunidas. WILLIAMS, Frederick G.; MORAES, Jomar. (Org.). São Luís: Edições AML, 2003.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Os devaneios do caminhante solitário. Porto Alegre: L&PM Pocket, 2008.

SOUSÂNDRADE. Poesia e prosa reunidas. WILLIAMS, Frederick G.; MORAES, Jomar. (Org.). São Luís: Edições AML, 2003.

SOUSÂNDRADE. O Guesa. São Paulo: Selo Demônio Negro, 2009.

STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau, a transparência e o obstáculo. Trad. Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

Downloads

Publicado

2012-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Nativismo e Indianismo na Literatura Brasileira