Ut pictura poesis

uma leitura de “A Goeldi”, de Carlos Drummond de Andrade

Autores

  • Luciano Marcos Dias Cavalcanti Universidade do Vale do Rio Verde

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.23.2.63-80

Palavras-chave:

Drummond, Poesia, Artes plásticas

Resumo

Um ponto marcante em A vida passada a limpo, de Carlos Drummond de Andrade, refere-se à estreita relação do poeta com as artes plásticas. Drummond foi amigo de vários artistas plásticos modernistas, alguns homenageados por ele em seu livro, como Santa Rosa (“A um morto na Índia”), Di Cavalcanti (“Pacto”) e Goeldi (“A Goeldi”). Neste último, Drummond encontra ampla afinidade com sua própria obra poética. Este artigo pretende realizar um estudo comparativo entre o referido poema e as xilogravuras de Oswaldo Goeldi por meio de uma possível relação homológica entre as obras dos dois artistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro: José Aguilar, 1973.

BANDEIRA, Manuel. Andorinha, andorinha. Rio de Janeiro: José Olympio, 1966.

CABO, Sheila. Goeldi: modernidade extraviada. Rio de Janeiro: Diadorim, 1995.

GONÇALVES, Aguinaldo José. Relações homológicas entre literatura e artes plásticas: algumas considerações, Literatura e Sociedade, São Paulo, n. 2, 1997, p. 56-68.

LESSING. G. E. Laocoonte ou sobre as fronteiras da pintura e da poesia. Introdução, tradução e notas de Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras; SESP, 1998.

MERQUIOR, José Guilherme. Verso e universo em Drummond. Rio de Janeiro: José Olympio, 1975.

NAVES, Rodrigo. Goeldi. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

VILLAÇA, Alcides. Drummond: primeira poesia, Teresa: Revista de Literatura Brasileira, São Paulo, n. 3, p. 16-50, 2002.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Minas Gerais em Literatura