A descrição do mundo de Verônica Stigger ou uma antropofagia desidratada
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.61-76Palavras-chave:
pastiche, bricolagem, antropofagia, humor.Resumo
O ensaio se propõe a interpretar o último relato de Verônica Stigger, Opisanie Swiata, a partir da sua abordagem de Raul Bopp e da antropofagia modernista. Partindo de tal objetivo, o texto procura levantar os recursos utilizados pela autora, a fim de valer-se, na composição da narrativa, do legado de diversos intelectuais e escritores do período em pauta. Nesse sentido, aponta-se, na construção da novela, além da bricolagem de pequenos textos e de ilustrações na estruturação do volume, a importância central do pastiche, segundo é apresentado por Antoine Compagnon, no livro O trabalho da citação. Entretanto, a avaliação do rendimento deste sofisticado trabalho de elaboração textual surpreende uma certa fragilidade crítica pela ornamentalidade das apropriações concatenadas sob o enfoque humorístico, com um tipo de jocosidade leve, de feitio francamente gratuito.
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