Vetores da mestiçagem em Os tambores de São Luís (1975), de Josué Montello
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.155-167Palavras-chave:
miscigenação, romance, Os tambores de São Luís.Resumo
Este trabalho pretende discutir como se configura a mestiçagem no romance Os tambores de São Luís (1975), de Josué Montello. Pretende-se demonstrar como o texto é pautado por um fim específico, que existe antes e para além do enredo. O narrador não só opera como fonte da história, mas também como o intérprete do seu significado. O efeito persuasivo da história passa por uma identificação virtual do leitor com o protagonista, Damião, mas também remete a outros personagens, como Barão. A miscigenação conduz no livro os valores e direções da representação do brasileiro ideal.
Referências
ALENCAR, J. Iracema. São Paulo: MEC/Instituto Nacional do Livro, 1965.
AZEVEDO, H. de. José de Alencar – sua contribuição para a expressão literária brasileira. Rio de Janeiro: Cadernos da Serra, 1979.
CARRIZO, S. “Mestiçagem”. In FIGUEIREDO, Eurídice. Conceitos de literatura e cultura. Juiz de Fora/Niterói: Editora da UFJF/EDUFF, 2005.
FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.
FERNANDES, F. A integração do negro na sociedade de classes. 5ª ed. São Paulo: Globo, 2008.
MONTELLO, J. Os tambores de São Luís. 2ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1976.
OLIVEIRA, L. H. S. Negrismo – percursos e configurações em romances brasileiros do século XX (1928-1984). Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014.
ROMERO, S. História da literatura brasileira. 4ª ed. 1 t. Rio de Janeiro: José Olympio, 1949.