Um teatro de relações destrutivas

violência e formação sentimental na dramaturgia de Plínio Marcos

Autores

  • Rainério dos Santos Lima Universidade Federal do Oeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.26.1.43-63

Palavras-chave:

violência, formação sentimental, Plínio Marcos.

Resumo

Este artigo objetiva analisar a dramaturgia de Plínio Marcosa partir da subjetivação/formação de personagens na marginalidade, na violência social e no lúmpen. Parte-se dos conceitos de “teatro de relações destrutivas”, de Raymond Williams, e de “formação sentimental do marginal”, de Walter Benjamin, para entender como as estratégias dramáticas dos textos moldam certos personagens de Plínio Marcos – prostitutas, cafetões, gays, malandros e criminosos violentos – como sujeitos violentados, representando-os em uma queda progressiva na violência do lúmpen, vítimas como são de um processo cruel de aniquilação social, moral e existencial. O estudo crítico revela sujeitos ficcionais que têm como base a marginalidade da zona portuária de Santos (SP), mas que, em momentos lírico-épicos dos dramas, narram suas tristes e traumáticas trajetórias de vida de maneira a justificar os atos violentos no presente da cena.

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Biografia do Autor

Rainério dos Santos Lima, Universidade Federal do Oeste do Pará

Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Pesquisador do grupo de pesquisa Estéticas, Performances e Hibridismos (UFPA) e do Círculo de Estudos Avançados em Dramaturgia (UFPB)

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Publicado

2017-08-17

Edição

Seção

Dossiê: Teatro Brasileiro – Do Moderno ao Contemporâneo