A influência de Shakespeare em Grande sertão

veredas – as Três Mulheres e os Três Metais

Autores

  • Daniel Cavalcanti Atroch Centro Universitário do Norte

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.30.2.100-120

Palavras-chave:

literatura comparada, Grande sertão, veredas, João Guimarães Rosa, Rei Lear, William Shakespeare

Resumo

Este artigo aborda como é atualizado, no Grande sertão: veredas, um motivo fundamental para a tragédia Rei Lear: a escolha amorosa envolvendo três mulheres relacionadas ao ouro, à prata e ao chumbo. A simbologia subjacente aos metais é determinante para a caracterização das personagens femininas tanto do romance quanto da tragédia, analisadas, aqui, em perspectiva comparativa. Em Rei Lear, os metais preciosos, o ouro e a prata, estão associados a Goneril e Reagan, as filhas más que herdam o reino, enquanto Cordélia, a filha bondosa e preferida do rei, é representada pelo chumbo e acaba deserdada. Em Grande sertão: veredas, o ouro e a prata figuram na caracterização de Nhorinhá, a prostituta por quem Riobaldo se apaixona, e Otacília, sua esposa, enquanto Diadorim, o verdadeiro amor, está relacionado ao chumbo e permanece sublimado. Assim, os metais preciosos simbolizam, em ambas as obras, o equívoco amoroso, enquanto o chumbo guarda a mulher certa – Cordélia na tragédia, e Diadorim no romance. Diadorim e Cordélia possuem, ainda, outras analogias: ambas são filhas de grandes líderes, dedicam fidelidade irrestrita ao pai, possuem ligação com o arquétipo da donzela-guerreira e suas mortes representam momentos de anagnórisis para Riobaldo e Lear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BLOOM, H. Abaixo as verdades sagradas. Trad. Alípio Correa de Franca Neto e Heitor Ferreira da Costa. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BLOOM, H. O cânone ocidental. Trad. Marcos Santarrita. Rio de Janeiro: Objetiva, 2010.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 24. ed. Trad. Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

DURÃES, F. S. O mito de Fausto em Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Letras, 1999.

FREUD, S. O tema da escolha do cofrinho. In: _____. Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”): artigos sobre técnica e outros textos (1911-1913). Trad. e notas Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das letras, 2010. p. 301-316. (Obras completas v. 10).

GALVÃO, W. N. A donzela-guerreira: um estudo de gênero. São Paulo: Editora SENAC, 1998.

JUNG, C. G. Psicologia e Alquimia. 4. ed. Trad. Dora Mariana R. Ferreira da Silva. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. (Obras Completas de C. G. Jung, v. 12).

MELETÍNSKI, E. M. Os arquétipos literários. Trad. Aurora Fornoni Bernardini, Homero Freitas de Andrade e Arlete Cavaliere. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.

MENESES, A. B. de. Cores de Rosa: ensaios sobre Guimarães Rosa. São Paulo: Ateliê Editorial, 2010.

NUNES, B. A Rosa o que é de Rosa: literatura e filosofia em Guimarães Rosa. Org. Victor Sales Pinheiro. Rio de Janeiro: DIFEL, 2013.

PASSOS, C. R. P. Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias. São Paulo: Hucitec: FAPESP, 2000.

ROSA, J. G. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001.

ROSENFIELD, K. H. Desenveredando Rosa: a obra de Guimarães Rosa e outros ensaios rosianos. Rio de Janeiro: Topbooks, 2006.

SHAKESPEARE, W. King Lear. In: _____. The complete illustrated works of William Shakespeare. London: Bounty Books, 2013. p. 832-862.

SHAKESPEARE, W. O rei Lear. Trad. Millôr Fernandes. Porto Alegre: L&PM, 2015.

SHAKESPEARE, W. Rei Lear. In: _____. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Trad. Bárbara Heliodora. São Paulo: Abril, 2010. p. 241-429. (Coleção Clássicos Abril, v. 10).

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Artigos