A escrita movediça de Paulo Leminski em Catatau

Autores

  • Keyla Freires da Silva Universidade Estadual do Ceará
  • Martine Suzanne Kunz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.30.3.129-147

Palavras-chave:

Paulo Leminski, Catatau, escrita, som, imagem

Resumo

Em Catatau (1975), obra subintitulada pelo próprio autor como “romance-ideia”, Paulo Leminski vive a aventura da própria escrita e cria seu texto a partir da permeabilidade das palavras, das línguas, dos tempos e dos espaços, mostrando o escritor como locutor e o leitor como ouvinte de suas palavras-ímãs. Nesse sentido, o objetivo deste artigo consiste em verificar como esse percurso da escrita leminskiana em Catatau conflui para construção de uma escrita movediça, culminando numa reflexão acerca do fazer literário, traço recorrente na obra do autor. Destaca-se, então, o tecer da escrita de Catatau mediante o entrelaçar constante de aliterações, jogos tipográficos, parônimos, justaposições, trava- línguas, num ritmo próprio, como um turbilhão de linguagem. Para que se possa circular nesse redemoinho, buscou-se comparar a escrita do “romance-ideia” com alguns de seus textos poéticos e dialogar com ideias de Jacques Derrida (1973), Gilles Deleuze (1997), Anne-Marie Christin (2006), Márcia Arbex (2006), Arnaldo Antunes (2005) e Jorge Luis Borges (2011). Percebe-se que a escrita de Paulo Leminski está sempre no percalço da palavra, seguindo seus rastros, seja por meio do som ou da imagem. Em Catatau, a escrita é como um laboratório em que a linguagem é experimentada nos níveis sonoro, sintático e imagético sempre em busca de uma explosão de sentidos surpreendentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNES, A. 2 ou + Corpos no Mesmo Espaço. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

ARBEX, M. Poéticas do visível: uma breve introdução. In: ARBEX, M. (sel. e org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

ARNALDO Antunes lê Paulo Leminski (Booktrailer de “Toda poesia”). [S. l.: s. n.], 2013. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Companhia das Letras. Disponível em: https://www.youtube.com/ watch?v=A3WUfe9Up4c&t=33s. Acesso em: 02 ago. 2021.

BORGES, J. L. Ficções. Tradução de Carlos Nejar. Porto Alegre: Editora Globo, 1970.

CAMPOS, H. de. Uma lemiskíada barrocodélica. In: LEMINSKI, P. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

CHRISTIN, A. A imagem enformada pela escrita. In: ARBEX, M. (sel. e org.) Poéticas do visível: ensaios sobre a escrita e a imagem. Belo Horizonte: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários, Faculdade de Letras da UFMG, 2006.

COSTA, I. da. A literatura destronada (a literatura reconstruída). In: LEMINSKI, P. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2013. DELEUZE, G. Gaguejou... In: DELEUZE, G. Crítica e clínica. Tradução de Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 1997.

DERRIDA, J. Gramatologia. Tradução de Miriam Schnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva: Ed. da Universidade de São Paulo, 1973.

FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. Coordenação de Marina Baird Ferreira e Margarida dos Anjos. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.

HOUAISS, A.; VILLAR, M. S. Dicionário da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss: Objetiva, 2009.

LEITE. E. R. Leminski: o poeta da diferença. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo/Fapesp, 2012.

LEMINSKI, P. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2013a.

LEMINSKI, P. Toda poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2013b.

RIBEIRO, L. G. Um Catatau: felizmente. In: LEMINSKI, P. Catatau: um romance-ideia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

RISÉRIO, A. Catatau: cartesanato. In: LEMINSKI, P. Catatau: um romance- ideia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

SANTANA, I. J.; GALINDO, C. W. James Paulo Joyce Leminski. In: SANDMANN, Marcelo (org.). A pau a pedra a fogo a pique: dez estudos sobre a obra de Paulo Leminski. Curitiba: Imprensa Oficial, 2010.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Leminski