Bárbara Lia e o esgarçamento das fronteiras na literatura

Autores

  • Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste
  • Andriele Aparecida Heupa Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.1.118-133

Palavras-chave:

Literatura contemporânea, escrita de autoria feminina, campo ampliado

Resumo

A pesquisa lança um olhar para a obra da escritora paranaense Bárbara Lia sob o viés de algumas das teorias que refletem sobre a arte na contemporaneidade, buscando ampliar a visibilidade da escrita de autoria feminina no Paraná. Para isso, utiliza-se os conceitos “campo ampliado”, de Rosalind Krauss (2015); “arte fora de si”, de Ticio Escobar (2004); “literaturas pós-autônomas”, de Josefina Ludmer (2010); “práticas da impertinência”, de Florencia Garramuño (2014); “práticas inespecíficas”, elaborado de forma coletiva por Celia Pedrosa, Diana Klinger, Jorge Wolff e Mario Cámara (2018), entre outros conceitos que se relacionam a esses. O artigo também apresenta a autora Bárbara Lia e alguns fragmentos de seus livros, buscando articular esses elementos com os conceitos supracitados. Conclui-se que o esgarçamento na obra de Bárbara Lia se manifesta, principalmente, pela ideia de “não lugar” e por meio do diálogo que a escritora estabelece com as outras artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ESCOBAR, Ticio. La arte fuera de si. In: La belleza de los otros. Assunción – Paraguay: CAV- Museo del barro, 2004, s/p. Disponível em: http://www.portalguarani.com/106_ticio_escobar/4778_el_arte_fuera_de_si_2004__por_ticio_escobar.html?fbclid=IwAR2zNJ1mNNi_zkVkpyGI4627KNXJpMRWSU37bkcFPy8VtamxXevarDN7IWw. Acesso em: 20 dez. 2020.

GARRAMUNÕ, Florencia. Práticas da impertinência; A literatura fora de si. In: Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014, p.9-48.

LIA, Bárbara. No outono da minha loucura. E-book Kindle, 2020.

LIA, Bárbara. L’amour me ravage. Curitiba: Edição da autora, 2019a.

LIA, Bárbara. Como escreve Bárbara Lia. Entrevista concedida a José Nunes. Como eu escrevo, 3 abr. 2019b. Disponível em: https://comoeuescrevo.com/barbara-lia/. Acesso em: 10 dez. 2020.

LIA, Bárbara. Arrependimento. São Paulo: Feito no Ato, 2019c.

LIA, Bárbara. A tecelã de sonhos: Bárbara Lia e sua sina de tecer livros de prosa e poesia. Entrevista concedida à Ana Lúcia Vasconcelos. Musa Rara – Literatura e adjacências, 16 jan. 2017. Disponível em: http://www.musarara.com.br/a-tecela-de-sonhos. Acesso em: 18 dez. 2020.

LIA, Bárbara. Uma Arte: Bárbara Lia por ela mesma. Centro de Documentação de Literatura de Autoria Feminina Paranaense – Universidade Estadual de Maringá (UEM). 2016a. Disponível em: http://sites.uem.br/cedoc-lafep/indice-de-escritoras/letra-b/barbara-lia/Uma%20Arte%20-%20Barbara%20Lia%20PARA%20O%20SITE.pdf. Acesso em: 26 fev. 2021.

LIA, Bárbara. Forasteira. Porto Alegre: Vidráguas, 2016b.

LIA, Bárbara. O sorriso de Leonardo. 2011. Disponível em: https://issuu.com/barbaralia/docs/o_sorriso_de_leonardo. Acesso em: 19 nov. 2020.

LIA, Bárbara. A poeta paranaense Bárbara Lia. Entrevista concedida à Marilda Confortin. Contemporartes, 05 abr. 2010a. Disponível em: https://revistacontemporartes.blogspot.com/2010/04/poeta-paranaense-barbara-lia.html?fbclid

%20=IwAR0CR-dU7udpBNxoMJoKXLF4L_xIYIzYHxesU_CbC1TuKwOAJKHm7IrPOdc. Acesso em: 19 nov. 2020.

LIA, Bárbara. Caá-boc. Livro artesanal. 2010b.

LUDMER, Josefina. Literaturas pós-autônomas. Tradução Flávia Cera. Sopro, n. 20, p. 1-3, janeiro 2010. Disponível em: http://www.culturaebarbarie.org/sopro/n20.pdf. Acesso em: 24 nov. 2020.

KRAUSS, Rosalind. Escultura no campo ampliado. Tradução Elizabeth Carbone Baez. Revista Arteversa Ufrgs, maio 2015. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_campo_ampliado.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.

PEDROSA, Celia et al. Práticas inespecíficas. In: Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018, p. 205-230.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Regimes representativos da modernidade. Légua & Meia: Revista de Literatura e Diversidade Cultural, [s. l], v. 1, n. 1, p. 20-34, 2002. Disponível em: http://www2.uefs.br/leguaemeia/1/1_020_regimes.pdf. Acesso em: 08 nov. 2020.

SUSSEKIND, Flora. Objetos verbais não-identificados, Prosa & Verso, Jornal O Globo, 21 set. 2013. Disponível em: http://oglobo.globo.com/blogs/prosa/posts/2013/09/21/objetos-verbaisnao-identificados-um-ensaio-de-flora-sussekind-510390.asp. Acesso em: 11 mar. 2021.

TACCA, Paula Cabral. Quando os limites são postos em xeque: a fotografia inserida no discurso da arte contemporânea no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Studium, n. 37, p. 55–68, 2015. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/studium/article/

view/12551. Acesso em: 8 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Sumário