Modos de ver e de representar
o retrato feminino na poesia atribuída a Gregório de Matos
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.2.28-50Palavras-chave:
Gregório de Matos, mulheres, corpo, retratoResumo
Considerando o paralelo entre pintura e poesia, presente no pensamento grego e no século XVII, o objetivo deste artigo é analisar a constituição da imagem feminina produzida na obra atribuída a Gregório de Matos, a partir de poemas selecionados, observando a recepção e o público da poesia em questão. Atendendo a possíveis influências no que diz respeito às artes retórico-poéticas vigentes na sociedade luso-brasileira, será investigado o processo de descrição relacionado à ekphrasis, bem como o conceito horaciano de ut pictura poesis, princípio que estabelece uma relação entre linguagem e pintura. Apreendendo o retrato consolidado não apenas como um retrato plástico e/ou discursivo, mas também como uma construção social e cultural, pretende-se discutir questões presentes ainda nos dias de hoje.
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