O terror, a piedade e a verossimilhança

alinhamentos conceituais da tragédia grega e do fantástico

Autores

  • Leonardo Brandão de Oliveira Amaral Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Edson Soares Martins Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.2.175-192

Palavras-chave:

fantástico, tragédia, trágico, teoria da literatura

Resumo

Para além de reconhecer a permanente relevância de uma das obras precursoras dos estudos voltados ao problema da criação literária, a Arte Poética, de Aristóteles (1993), este artigo dispõe-se a explorar pontos de interesse e aproximações conceituais entre as teorias do fantástico e o texto do filósofo grego. Propõe-se, a caminho de uma compreensão do quadro, um alinhamento comparativo de suas semelhanças, a fim de demonstrar a recorrência e a pertinência que alguns elementos críticos assumem nessas duas diferentes tradições da poética. Nota-se, nesse processo, três elementos recorrentes nas propostas teóricas e em seus objetos: o terror, como efeito a ser alcançado no receptor; a piedade, como relação desejada entre o interlocutor e a realidade das personagens representadas; e a verossimilhança, como elemento necessário para a realização dos dois efeitos anteriores.

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Publicado

2024-04-23