A poesia escrita/cantada

um diálogo entre Augusto de Campos, Caetano Veloso e música de vanguarda

Autores

  • André Dick Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.31.4.38-65

Palavras-chave:

Augusto de Campos, Caetano Veloso, poesia concreta, música popular brasileira, acaso de John Cage, Stéphane Mallarmé e Pierre Boulez

Resumo

Este artigo pretende abordar o diálogo entre Augusto de Campos e Caetano Veloso, por meio de alguns poemas e determinadas canções, estendendo laços entre os campos da música e da literatura, também sob a influência do acaso de Stéphane Mallarmé, John Cage e Pierre Boulez. Com isso, é possível perceber a importância de estabelecer um elo entre poema e canção para a discussão de como diferentes meios podem se completar, atingindo os objetivos propostos não apenas pela poesia concreta, como também pela poesia contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOULEZ, Pierre. Apontamentos de aprendiz. Tradução de Stella Moutinho, Caio Pagano e Lídia Bazarian. São Paulo: Perspectiva, 1995.

CAGE, John. Entrevista. In: LOPES, Rodrigo Garcia. Vozes & visões: panorama da arte e da cultura norte-americanas hoje. São Paulo: Iluminuras, 1996. p. 93-108.

CALADO, Carlos. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 2007.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.

CAMPOS, Augusto de. O anticrítico. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

CAMPOS, Augusto de. Despoesia. São Paulo: Perspectiva, 1994.

CAMPOS, Augusto de. Expoesição. In: CAMPOS, Cid. Poemúsica. [S.l.]: Instituto Moreira Salles, 2005. Disponível em: https://cidcampos.com.br/poemusica/. Acesso em: 7 ago. 2022.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Cid. Poesia é risco. São Paulo: Polygram, 1997.

CAMPOS, Augusto de. Viva vaia: poesia 1949-1979. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

MELO NETO, João Cabral de. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999.

MENDONÇA, Antonio Sergio Lima; SÁ, Álvaro de. Poesia de vanguarda no Brasil: de Oswald de Andrade ao poema visual. Rio de Janeiro: Antares, 1983.

PERRONE, Charles. Poesia concreta e tropicalismo. In: OLIVEIRA, Ana de. Tropicália. [S.l.]: Iyá Omin Edições, [201-]. Disponível em: http://tropicalia.com.br/leituras-complementares/poesia-concreta-e-tropicalismo. Acesso em: 7 ago. 2022.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas literaturas: escolha e valor na obra crítica de escritores modernos. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

VELOSO, Caetano. Tantas canções. Depoimento a Charles Gavin e Luís Pimentel. São Paulo: Universal, 2002.

VELOSO, Caetano. Letra só; Sobre as letras. Organização de Eucanaã Ferraz. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

VELOSO, Caetano. Verdade tropical. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma nova história das músicas. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

WISNIK, Guilherme. Caetano Veloso. São Paulo: Publifolha, 2005. (Série Folha Explica).

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Augusto de Campos