Capitu, a Gradiva de Bentinho

Autores

  • Reginaldo Oliveira Silva Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.1.217-234

Palavras-chave:

Machado de Assis, Sigmund Freud, Gradiva, Dom Casmurro

Resumo

Este artigo é um experimento comparativo entre a análise de Sigmund Freud sobre a Gradiva do escritor alemão Wilhelm Jensen e Dom Casmurro de Machado de Assis. Com base na temporalidade da fantasia, em que um evento presente aciona uma lembrança passada e projeta uma produção futura, visa encontrar os pontos de encontro entre os dois textos, a fim de refletir sobre proximidades entre os destinos dos heróis. Neste passo buscará sustentar a hipótese de que, apesar da dúvida e incertezas sobre a traição, Capitu pode ser lida como a Gradiva de Bentinho e, por desvio, a grávida de Casmurro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. São Paulo: Globo, 1997.

CANDIDO, Antonio. Esquema de Machado de Assis, In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 1977. p. 15-32.

CHAVES, Ernani. O paradigma estético de Freud, In. FREUD, S. Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 7-39.

FREUD, Sigmund. Conferências introdutórias à psicanálise. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

FREUD, Sigmund. Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

FREUD, Sigmund. O poeta e o Fantasiar, In: FREUD, Sigmund. Arte, literatura e os artistas. Tradução de Ernani Chaves. Belo Horizonte: Autêntica, 2018.

FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREUD, Sigmund. O delírio e os sonhos na Gradiva de W. Jensen. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FREUD, Sigmund. O infamiliar. Tradução Ernani Chaves e Pedro Heliodoro Tavares. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

FREUD, Sigmund. História de uma neurose infantil: (“O homem dos lobos”). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

JENSEN, Wilhelm. Gradiva: uma fantasia pompeiana. Tradução de Ângela Melim. Rio de Janeiro: Zahar, 1987.

MANGO, Edmundo Gómez; PONTALIS, J-B. Freud com os escritores. Tradução de André Telles. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

PASSOS, Cleuza Rios. As armadilhas do saber: relações entre literatura e psicanálise. São Paulo: Edusp, 2009.

SCHWARZ, Roberto. A poesia envenenada de Dom Casmurro, In.: PIZARRO, Ana (Org.). América Latina: palavra, literatura e cultura. Campinas-SP- Unicamp, 1994. p. 361-382.

RICOEUR, Paul. Da interpretação: ensaio sobre Freud. Tradução de Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Sumário