Vozes periféricas

o Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, na Educação de Jovens e Adultos em Belford Roxo, RJ

Autores

  • Pamela Rosário Mota Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.2.279-304

Palavras-chave:

subalternidade, diversidade, educação de jovens e adultos

Resumo

A Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo (RJ), em 2018, elaborou um projeto interdisciplinar voltado à Educação de Jovens e Adultos configurado com o objetivo de desconstruir paradigmas e dar visibilidade ao sujeito periférico (SPIVAK, 2010; AZIBEIRO, 2012). Para tanto, durante as aulas de Língua Portuguesa e de História em uma escola da cidade, foi analisada a obra Diário de Bitita, de Carolina Maria de Jesus, a fim de fomentar percepções a respeito de uma escrita plural a rearticular formas hegemônicas de conhecimento (MIGNOLO, 2003) e a descolonizar (QUIJANO, 1999) abordagens monotópicas. Como resultado do projeto, os alunos se sentiram estimulados a tecerem suas próprias escritas, tornando-se protagonistas dos seus discursos.

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Publicado

2024-04-23