A escrita fílmica de uma epopeia pop

Autores

  • Tatiana Carlotti Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.98-120

Palavras-chave:

literatura contemporânea, intermidialidade, pós-produção, ditadura militar, cultura de massas

Resumo

O presente artigo busca analisar a construção da escrita fílmica no romance PanAmérica, obra do escritor paulistano José Agrippino de Paula, publicada em 1967, em meio à ditadura militar. Num primeiro momento, estabelecendo as filiações artísticas da obra, nós analisaremos dois procedimentos experimentais centrais à promoção de efeitos de sentido próprios da linguagem visual do cinema na linguagem verbal. Para tal, contaremos com as contribuições pioneiras sobre a obra de Evelina Hoisel (2014), sobre a cultura de massas e o cinema de Hollywood de Edgard Morin (1998) e os conceitos de intermidialidade de Irina O. Rajewsky (2010). Num segundo momento, analisaremos a atualidade da proposta estética de Agrippino de Paula, e como ela se sustenta com o passar do tempo, a partir dos conceitos de pós-produção e cultura do uso do crítico e curador de arte Nicolas Bourriaud (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Papirus, 2003.

BARROS, Diana. Teoria do Discurso: Fundamentos Semióticos. São Paulo: Humanitas/FLLCH/USP, 2002.

BARTHES, Roland. Mitologias. Tradução de Rita Buongermino, Pedro de Souza e Rejane Janowitzer. Rio de Janeiro: DIFEL, 2003.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-Produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. Tradução Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

CANDOMBLÉ no Dahomey. Direção: José Agrippino de Paula. [S. l.: s. n.], 1974. Super-8, COR, 22min. Disponível em: Acesso em: 01 abr. 2023.

DE BAECQUE, Antoine. Telas. O corpo do cinema. In: CORBIN, Alain; COURTINE, Jean-Jacques; VIGARELLO, Georges. (org). História do corpo: as mutações do olhar. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. 4.ed. Petrópolis: Vozes, 2011. p.481-507).

EU e ela estávamos ali encostados na parede. Letra: José Agrippino de Paula. Composição e interpretação: Doces Bárbaros, 1976. Publicado pelo canal Caetano Veloso. Disponível em: Acesso em: 04 maio 2023.

EXÚ 7 Encruzilhadas. São Paulo: Selo SESC, 2011. Dez músicas inéditas e dois filmes de Agrippino de Paula. DVD/CD. DVDSS0011/11, 64 min. CDSS 0028/11, 58 min. color. son.

FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria, alegria. Cotia: Ateliê Editorial, 2007.

HITLER Terceiro Mundo. Direção: José Agrippino de Paula. [S. l.]: Sonda, 1968. 35mm, BP, 90min.Disponível em:

HOISEL, Evelina. Supercaos: os estilhaços da cultura em PanAmérica e Nações Unidas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

PAGLIA, Camille. Personas Sexuais: Arte e decadência de Nefertite a Emily Dickinson. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

PASSEIOS no Recanto Silvestre. Direção: Miriam Chnaiderman. Produção: Reinaldo Pinheiro. São Paulo: Sequência Um, 2006. 35 mm, 15 min. color. son. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2023.

PAULA, José Agrippino de. PanAmérica. 3. ed.: São Paulo: Editora Papagaio, 2001.

RAJEWSKY, Irina O. A fronteira em discussão: o status problemático das fronteiras midiáticas no debate contemporâneo sobre intermidialidade. Tradução Isabella Santos Mundim. In: DINIZ, Thaïs Flores Nogueira; VIEIRA, André Soares. (org.). Intermidialidade e Estudos Interartes: Desafios da arte contemporânea 2. Belo Horizonte: Rona Editora: FALE/UFMG, 2012. p. 51-74.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à Era da TV. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2014.

RITO do amor selvagem. Direção: Lucila Meirelles. Produção: Marcos Moura. São Paulo: SESCTV 2019. Disponível em: Acesso em: 10 jan. de 2023.

SINFONIA PanAmérica. Direção: Lucila Meirelles. São Paulo: [s. n.], 1988. Vídeo. U-Matic, 15 min. Disponível em: . Acesso em: 10 abr. 2023.

WARHOL, Andy; HACKETT, Pat. Popismo: os anos sessenta segundo Warhol. Rio de Janeiro: Cobogó, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Edição

Seção

Dossiê: Literatura e Cinema