A escrita fílmica de uma epopeia pop
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.98-120Palavras-chave:
literatura contemporânea, intermidialidade, pós-produção, ditadura militar, cultura de massasResumo
O presente artigo busca analisar a construção da escrita fílmica no romance PanAmérica, obra do escritor paulistano José Agrippino de Paula, publicada em 1967, em meio à ditadura militar. Num primeiro momento, estabelecendo as filiações artísticas da obra, nós analisaremos dois procedimentos experimentais centrais à promoção de efeitos de sentido próprios da linguagem visual do cinema na linguagem verbal. Para tal, contaremos com as contribuições pioneiras sobre a obra de Evelina Hoisel (2014), sobre a cultura de massas e o cinema de Hollywood de Edgard Morin (1998) e os conceitos de intermidialidade de Irina O. Rajewsky (2010). Num segundo momento, analisaremos a atualidade da proposta estética de Agrippino de Paula, e como ela se sustenta com o passar do tempo, a partir dos conceitos de pós-produção e cultura do uso do crítico e curador de arte Nicolas Bourriaud (2009).
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