O fantástico machadiano em telefilme
Os óculos de Pedro Antão
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.121-143Palavras-chave:
Machado de Assis, fantástico, conto, adaptação cinematográficaResumo
O telefilme brasileiro Os óculos de Pedro Antão (2008), dirigido por Adolfo Rosenthal, é uma adaptação autodeclarada do conto de mesmo nome publicado por Machado de Assis no Jornal das famílias em 1874. Como tal, recria personagens, cenários, diálogos e eventos do conto-fonte, inclusive seu traço fantástico. Este último é o objeto da presente investigação, que verifica, por meio da análise detida de ambas as obras, como se dá a reconstrução do escorregadio fantástico machadiano no meio audiovisual. Para tanto, apoia-se nas considerações de Ricardo Piglia (2004) sobre o gênero conto, na fortuna crítica da narrativa e em reflexões sobre a adaptação de Lauro António (2009) e Linda Hutcheon (2011).
Referências
ANTÓNIO, L. Machado de Assis no cinema. In: CHAVES, V. P.; MOREIRA, L.; CARDOSO, S. A. (org.). Lembrar Machado de Assis: 1908-2008. Lisboa: LEPUL/Missão do Brasil junto à CPLP, 2009.
AS MÃOS de meu filho. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2010. Prime Video (43min). Som, cor.
BENJAMIN, W. Origem do drama barroco alemão. Tradução Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
BÍBLIA. Bíblia Sagrada King James Atualizada (KJA). São Paulo: Abba Press e Sociedade Bíblica Íbero-Americana, 2012.
CABRAL, D. Jornal das famílias. In: FUNDAÇÃO BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil). BN Digital, Rio de Janeiro, não paginado, 28 de novembro de 2014. Disponível em: . Acesso em: 02 jan. 2023.
CAMPOS, A. S. L. Da colaboração de Machado de Assis na revista luso-brasileira O Futuro: literatura e vida literária, 1862-1863. Orientador: Profa. Dra. Maria Cecília Bruzzi Boëchat. 2017. 266 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017.
CHERRY, B. Horror. New York: Routledge, 2009.
COSTA, C. B. Angela (1951) como apropriação antropofágica de Hoffmann no cinema brasileiro. Abusões, Rio de Janeiro, ano 8, n. 18, p. 321-337, 2022.
ESTEVES, M. L. G. M. O fantástico em Edgar Allan Poe e Machado de Assis: um estudo comparado. Orientador: Profa. Dra. Tânia Pellegrini. 2017. 100 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Literatura) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2017.
FERNANDES, M. J. Machado de Assis quase-macabro. Vernaculum, Petrópolis, v. 3, n. 3, p. 1-12, 2011.
GINWAY, M. E. Machado’s Tales of the Fantastic: Allegory and the Macabre. In: AIDOO, L.; SILVA, D. F. (org.). Emerging Dialogues on Machado de Assis. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 211-222.
ISER, W. O ato da leitura: uma teoria do efeito estético. Tradução Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996. (Volume I)
MACHADO DE ASSIS, J. M. Os óculos de Pedro Antão. In: LEITE, A.; CECILIO, A. L.; JAHN, H.; LACERDA, R. (org.). Machado de Assis: obra completa – volume 2 (conto). São Paulo: Nova Aguilar, 2021. p. 1202-1214.
MACHADO do Brasil. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiori. [S. l.: s. n.], 2014. Prime Video (34min). Som, cor.
MAGALHÃES JÚNIOR, R. Prefácio. In: MACHADO DE ASSIS, J. M. Contos fantásticos. São Paulo: Editora Bloch, 1973.
O CRIME e o burguês. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2019. Prime Video (48min48s). Som, cor.
O FIM de Arsênio Godard. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2011. Prime Video (65min). Som, cor.
OLIVEIRA, A. S. A medalha e seu reverso: fantástico e desfantasticização em contos de Machado de Assis. Orientador: Prof. Dr. Luis Alberto Ferreira Brandão Santos. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado em Teoria da Literatura) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2012.
OS ÓCULOS de Pedro Antão. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo Di Fiore Filho, Fábio Di Fiore, Thiago Di Fiore. [S. l.: s. n.], 2008. Prime Video (49min31s). Som, cor.
PEREIRA, D. N. R. A mitigação do fantástico por Machado de Assis em “Os óculos de Pedro Antão” e “Sem olhos”. Memento, Três Corações, v. 6, n. 1, p. 1-25, 2015.
PIGLIA, R. Formas breves. Tradução José Marcos Mariani de Macedo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
REIS, A. Short Stories, Knowledge and the Supernatural: Machado de Assis, Henry James and Guy de Maupassant. New York: Springer International Publishing, 2022.
RONCARI, L. Ficção e história: o espelho transparente de Machado de Assis. Teresa, São Paulo, n. 1, p. 139-154, 2000.
ROSSINI, G; FOPPA, G. M. Libretto: La scala di seta – farsa comica. In: OPERA LIBRETTO [S. l.: s. n.], c2023. Disponível em: . Acesso em: 08 jan. 2023.
SHAKESPEARE, W. Romeu e Julieta. Tradução Barbara Heliodora. São Paulo: Saraiva, 2011.
TODOROV, T. Introdução à literatura fantástica. Tradução Maria Clara Correa Castello. São Paulo: Perspectiva, 2004.
UNS BRAÇOS. Direção: Adolfo Rosenthal. Produção: Aguinaldo de Fiore Filho. Barueri, SP: Flashstar Home Video, 2009. DVD (38min7s). Som, cor.
XAVIER, I. O olhar e a voz: a narração multifocal do cinema e a cifra da História em São Bernardo. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 126-138, 1997.