Cinema – um atalho entre leitor e leitura literária
quadrúplice recepção estética em contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.32.3.173-203Palavras-chave:
Leitor Literário, Recepção, Projeto Filminutos 2018, LeituraResumo
A experiência de leitura do texto literário em contexto escolar pode não estar sendo frutífera. Apesar disso, há experiências de práticas de leitura literária em âmbito escolar que não medem esforços para que esse quadro se reverta. O projeto Filminutos, desenvolvido no Centro de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis, pode ser um exemplo disso, pois incentiva o hábito da leitura de textos literários e propõe a produção amadora de curtas-metragens a partir dessa leitura. Nesse entremeio, o leitor/aluno recepciona o próprio projeto, os textos literários lidos, os textos fílmicos (roteiros) e os curtas-metragens produzidos. Tendo-se consciência da importância de projetos como esse, nosso objetivo geral é compreender como se deu, a partir da efetivação do projeto Filminutos 2018, a recepção estética do próprio Filminutos 2018, dos textos literários, dos roteiros e dos curtas-metragens pelos leitores literários do CETI Zacarias de Góis. Para alcançarmos esse objetivo, apoiamo-nos em Jauss (1994). Nossa metodologia conta com um estudo de caso sobre o projeto Filminutos 2018, coleta de dados por meio da aplicação de questionário e mediante a observação direta extensiva, apoiados em Marconi e Lakatos (2003); Prodanov e Freitas (2013), dentre outros. Nossa análise e discussão dos dados aponta que a quadrúplice recepção estética se deu de forma positiva, maiormente pelo protagonismo jovem do leitor do projeto e pelo gosto da leitura literária, o qual influenciou essa receptividade, demonstrando que quanto mais o leitor gosta de um texto literário, melhor ele o recepciona.
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