A recriação do mito de origem no conto brasileiro “Por um pé de feijão”
DOI:
https://doi.org/10.17851/2358-9787.34.1.%25pPalavras-chave:
Literatura Brasileira, Mitologia, Mito de Origem, Mito CosmogônicoResumo
Este trabalho analisa o conto brasileiro “Por um pé de feijão”, escrito por Antônio Torres, e sua relação com o mito cosmogônico e os mitos de origem. Desse modo, são feitas aproximações entre literatura e mitologia para demonstrar de que modo o texto faz alusão aos mitos de origem com base nos acontecimentos narrados. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica acerca do tema e, em seguida, uma análise voltada aos aspectos simbólicos do conto que estão relacionados com esse viés mítico. O aporte teórico da pesquisa inclui os estudos de mitólogos e estudiosos do imaginário, como Bulfinch, Campbell, Chevalier e Gheerbrant, Durand, Eliade e outros autores. A análise demonstra que o conto contém elementos que rememoram um tempo circular, de modo que os acontecimentos, voltados ao ano novo, à destruição e ao recomeço, atualizam o mito cosmogônico.
Referências
ARAÚJO, Maria Cláudia. A origem do mito e suas manifestações profanas na sociedade contemporânea. Kalíope (PUC-SP), São Paulo, ano 7, n. 13, p. 21- 40 jan./jul., 2011. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/kaliope/article/view/7509. Acesso em: 30 jan. 2025.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. Trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BULFINCH, Thomas. O livro de ouro da mitologia: história de deuses e heróis. Trad. David Jardim Júnior. Ediouro: Rio de janeiro, 2002.
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito - com Bill Moyers. Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Palas Athena, 1990.
CAMPBELL, Joseph. O Herói de Mil Faces. Trad. Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Cultrix/Pensamento, 1989.
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Diccionario de los símbolos. Barcelona: Herder, 1986.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Trad. Hélder Godinho. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pola Civelli. São Paulo: Perspectiva, 1972.
ELIADE, Mircea. Mito do retorno. Trad. José Antonio Ceschin. São Paulo: Mercuryo, 1992.
ELIADE, Mircea. Origens: história e sentido nas religiões. Trad. Teresa Louro Pérez. São Paulo: Edições 70, 1969.
ELIADE, Mircea. Imagens e símbolos. Trad. Maria Adozinda Oliveira Soares. Lisboa: Arcádia, 1979.
JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Trad. Dora Mariana R. Ferreira da Silva e Maria Luiza Appy. Petrópolis: Vozes, 2000.
HESÍODO. Os trabalhos e os dias. Trad. Alessandro Rolim de Moura. Curitiba: Segesta, 2012.
SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: 3ª ed. Sulina, 2020.
PETIT, Michèle. Ler o mundo: experiência de transmissão cultural nos dias de hoje. Trad. Julia Vidile. São Paulo: Editora 34, 2019.
TORRES, Antônio. Por um pé de feijão. In: MORICONI, Ítalo (Org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.



