Relações sociais não tematizadas na educação

um ensaio sobre a relação professor e aluno

Autores/as

Palabras clave:

Relações sociais não tematizadas, Educação escolar, Existência, Intensidades

Resumen

Trata-se de um artigo de viés ensaístico que tenta apontar a impressão de que a instituição escolar habita uma densa crise existencial. A suposição que norteia essa reflexão visa à crise na educação escolar como uma aparência que costuma continuar velada na maior parte dos discursos críticos acerca da escolarização atual: o afastamento do sentido humano ontológico-social e do significado da experiência escolar que relacionam intersubjetividades professor-estudante, os quais chamaremos de Relações sociais não tematizadas. A relação professor-estudante se apresenta, aqui, no seu sentido ontológico, ou seja, como categoria fundante do ser social que problematiza a educação como uma relação ontológica do ser humano com o trabalho e com a alteridade. Portanto, não se refere ao tratamento de uma pedagogia, mas em enfatizar que o conhecimento só tem valor quando é capaz de dar sentido a existência humana. A investigação nesta atividade será realizada, de um lado, a partir de conceito recentemente desenvolvido, as relações sociais não tematizadas. De outro, a partir de uma tentativa de aplicação desse conceito nas nossas experiências em escolas, nas quais atuamos como psicólogo da educação.

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Biografía del autor/a

Marcelo Vinicius Miranda Barros, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, com pesquisas na filosofia de Jean-Paul Sartre. Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia - ANPOF, e integrante do grupo de pesquisa 'Fenomenologia e Existencialismo', da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF/CNPq. Foi bolsista do projeto de pesquisa 'Sartre e as fronteiras da escolha', financiado pelo CNPq/UEFS. Fez parte da equipe editorial da Revista Ideação do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas Em Filosofia - NEF/UEFS. Foi editor-chefe da Revista Sísifo de divulgação filosófica. Atua principalmente nas seguintes áreas e temas: existencialismo, fenomenologia, filosofia da psicologia, filosofia social, corpo e subjetividade.

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Publicado

2021-10-07