Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento

Autores

Palavras-chave:

Competência em informação, Empoderamento, Mulheres rurais

Resumo

Este artigo objetiva apresentar princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva feminista do empoderamento. Os dados empíricos foram coletados por meio de dez entrevistas em profundidade, de natureza qualitativa e semiestruturada, realizadas com mulheres rurais engajadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) no Estado de Santa Catarina, Brasil. A análise temática dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Como resultados são propostos princípios à elaboração de estratégias, ações e programas de competência em informação sob quatro aspectos principais: técnicas de ensino e aprendizagem apropriadas às mulheres rurais; condições físicas do ambiente; abordagem teórico-prática; e, diretrizes nacionais e internacionais para a construção de programas. Concluímos que a competência em informação contribui para minimizar algumas vulnerabilidades a que as mulheres rurais estão expostas por contribuir ao processo de empoderamento, individual e coletivo, e por qualificar a ação dessas mulheres enquanto agentes de mudanças. Enfatizamos a necessidade de governos criarem indicadores de monitoramento e políticas públicas para o desenvolvimento da competência em informação.

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Biografia do Autor

Eliane Pellegrini, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Doutora e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição. Desenvolve pesquisas relacionadas a competência em informação de mulheres rurais e de bibliotecários. Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Competência em Informação (GPCIn). Bibliotecária (CRB 14/1218) atuante no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Karolyna Marin Herrera, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, agricultura familiar, sociologia rural e feminismo.

Elizete Vieira Vitorino, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Bolsista Produtividade CNPq, Nível 2, Processo: 308821/2019-0, a partir de março de 2020. Pós doutora pela Faculdade de Letras (FLUP), da Universidade do Porto (UP), Portugal, no período de jan. 2015 a jan. 2016 por meio da Agência de Fomento CAPES e do Programa Estágio Sênior no Exterior (Processo: BEX 2398/14-1). Doutora em Engenharia de Produção (2004) na área de Mídia e Conhecimento e Educação a Distância (EaD) e Mestre em Engenharia de Produção (1996) na área de Gestão da Qualidade em Bibliotecas, ambas titulações conferidas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduação em Biblioteconomia pela UFSC (1991). Professora concursada (2006) e pesquisadora do Departamento de Ciência da Informação (CIN), Centro de Ciências da Educação (CED), da UFSC com atuação nos Cursos de Biblioteconomia, Arquivologia e Ciência da Informação. Desde o ano de 2006 dedica-se, além do ensino, extensão e administração na UFSC, à pesquisa na área da competência em informação (information literacy). É Professora Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCIN) em nível de mestrado e doutorado, cujas disciplina e orientações se desenvolvem na área da competência em informação. É fundadora e líder do Grupo de Pesquisa GPCIn - Competência em Informação, cadastrado no CNPq e certificado pela UFSC desde o ano de 2006.

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Publicado

2023-08-25

Como Citar

Pellegrini, E., Marin Herrera, K., & Vieira Vitorino, E. (2023). Princípios para o desenvolvimento da competência em informação de mulheres rurais sob a perspectiva do empoderamento. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e41086. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/41086