Diretrizes éticas

As diretrizes éticas da revista Perspectivas em Ciência da Informação se baseiam nas normas e nos princípios éticos do Manual de boas práticas para o fortalecimento das ética na publicação científica da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e se vale dos valores e responsabilidades científicas orientadas pelo Comitê de Ética em Publicações (COPE) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A integridade científica e a transparência nos processos de avaliação e reprodutividade das pesquisas buscam: evitar manipulação e/ou invenção de dados; assegurar direitos de autor com o bom uso das normas de citação e referência; evitar a duplicidade de publicações, texto e pesquisas; a proteção de dados das autorias conforme a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) , e; analisar as ocorrências de conflitos de interesses.

As políticas da Perspectivas em Ciência da Informação são aplicadas no intuito de assegurar o compromisso ético durante o processo editorial e pós-publicação dos manuscritos.

 

Responsabilidades da Editora-Chefe

Entre as responsabilidades da Editora-Chefe estão:

  1. supervisão do processo editorial;
  2. prezar pela boa relação da revista com a comunidade científica; as autorias, pareceristas, avaliadoras, membros da equipe editorial, leitoras e consulentes; os indexadores, e; as agências de apoio à pesquisa;
  3. assegurar a transparência e a qualidade da revista.

 

Identificação de más condutas

Em vistas de assegurar as boas práticas no processo editorial é estipulada uma política para que se fortaleçam os princípios éticos na publicação científica, comunicação científica e divulgação científica.

O cumprimento dos aspectos formais da revista garantem que as responsabilidades sobre conteúdos, seja na etapa de submissão de manuscritos, na revisão por pares, na publicação do artigo ou no compartilhamento dos mesmos.

  1. Para a manutenção da integridade científica é solicitado que seja informado a contribuição de cada pessoa na pesquisa/manuscrito. Orienta-se a utilização do Contributor Roles Taxonomy (CRediT) para a atribuição de créditos das autorias e co-autorias.
  2. As pesquisas que envolvam seres humanos devem seguir as normativas previstas na Resolução nº 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Os pareceres do comitê de ética, autorização das pessoas envolvidas e outros registros podem ser anexados como outros documentos no processo de submissão.
  3. Todos os artigos recebidos serão submetidos ao software Checkforplagiarism, para avaliação de similaridades. A avaliação é feita pelo mecanismo de verificação de plágio acadêmico, os resultados da verificação passam por análise humana.
  4. As citações e referências devem seguir a Norma Brasileira (NBR) 10520 (que diz respeito a apresentação das Citações em documentos) e a NBR 6023 (que diz respeito a elaboração de Referências), em vigor, publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  5. As autocitações (das autorias) e as citações de periódicos e de instituições devem ser usadas com parcimônia.
  6. A fabricação, falsificação, manipulação e/ou invenção de dados e imagens são más condutas graves. Em certos casos será solicitado documentos comprobatórios.

Caso haja questionamentos em quaisquer aspectos e etapas estabelecidas pela política da Perspectivas em Ciência da Informação a Editora-Chefe realiza contato com a autoria responsável pelo envio do manuscrito, caso necessário será realizado contato com as demais autorias/co-autorias. Em casos de empecilhos é realizado contato com a instituição (acadêmica, científica ou comercial) à qual as autorias são afiliadas.

Integridade, confidencialidade, imparcialidade, cientificidade e criticidade são princípios éticos que cabem às pessoas avaliadoras e pareceristas, assim como à equipe editorial da revista. Quaisquer questionamentos nas condutas dessas pessoas a Editora-Chefe deve ser acionada e, então, ela entrará em contato com as pessoas envolvidas.

 

Tomadas de decisão sobre as más condutas

Todas as informações necessárias para as autorias se encontram na página da revistas, os em casos omissos solicita-se que a pessoa interessada entre em contato com a revista pelo e-mail pci@eci.ufmg.br.

Em caso de suspeitas de má conduta solicita-se que ao pessoa informante entre em contato com a revista pelo e-mail pci@eci.ufmg.br.

Após a identificação das más condutas as decisões que cabem à Editora-Chefe serão baseadas nas políticas estabelecidas pela Perspectivas em Ciência da Informação com apoio do Conselho Editorial, que são baseadas na SciELO, COPE, CNPq e demais órgãos de apoio de periódicos científicos.

As tomadas de decisão da revista Perspectivas em Ciência da Informação são baseadas nos esclarecimentos enviados à Editora-Chefe.

 

Retratações e erratas

Os artigos com más condutas, que sejam necessárias retratações, devem ser comunicados à Editora-Chefe pelo e-mail pci@eci.ufmg.br. O artigo sob avaliação permanece publicado na revista e indexado nas bases de dados.

Em caso de erros e falhas, ou seja, casos que não se configurem como más condutas, podem ser corrigidas por meio de errata.

Artigos não são “despublicados”.