Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica

Authors

  • Maria de Fátima S. Maia
  • Sônia Elisa Caregnato

Abstract

Estudo bibliométrico sobre redes de colaboração científica entre os professores do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel). As características de colaboração foram estudadas através das co-autorias dos artigos publicados em periódicos, no período entre 1991 e 2002. As análises revelaram que os professores publicam mais artigos em autoria compartilhada do que individual. Não foi encontrada relação entre o aumento da produtividade e um número maior de colaboradores, pois a taxa de produtividade e a taxa de autores por artigo não apresentam a mesma tendência; ou seja, o número de artigos publicados cresceu enquanto que o número de colaboradores permaneceu constante no período estudado. As análises de redes sociais revelaram uma configuração em torno dos professores mais produtivos

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2008-08-22

How to Cite

Maia, M. de F. S., & Caregnato, S. E. (2008). Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 13(2), 18–31. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22363

Issue

Section

Articles