Proposição e validação de um modelo de inteligência competitiva específico para instituições de ensino superior (ies) privadas
Palavras-chave:
Inteligência Competitiva, Estratégia Competitiva, Instituições de Ensino Superior Privadas, Modelo de IC para IESResumo
O trabalho teve como objetivos analisar práticas e ferramentas utilizadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES) privadas de Minas Gerais para monitorarem seu ambiente competitivo, e propor e validar um modelo de Inteligência Competitiva (IC) para este segmento. O estudo foi de natureza descritiva e preditiva, via aplicação de formulário eletrônico disponibilizado a todas as IES privadas mineiras, cadastradas no e-Mec/INEP em 2015. O público-alvo foram os gestores das IES privadas pertencentes à alta administração e à coordenação de cursos, no total de 40 gestores de 27 diferentes IES. Os resultados apontaram diferentes percepções entre os entrevistados quanto ao uso de práticas e ferramentas de IC, sendo que os conceitos e práticas parecem mais difundidos na perspectiva dos gestores da alta administração. O modelo proposto contemplou as etapas do Ciclo de IC em seus construtos e foi validado por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Concluiu-se que as práticas e ferramentas de monitoramento estão presentes nas IES mineiras em um nível informal e desestruturado. Fontes de informações como dados da concorrência e Governo não constaram como as mais monitoradas. A maioria das instituições pesquisadas não apresenta uma área específica de IC, apesar do ótimo nível de conhecimento sobre o conceito.Downloads
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Publicado
2018-06-29
Como Citar
Silva, C. B. da, Mafra Pereira, F. C., Carvalho, R. B. de, & Jordão, R. V. D. (2018). Proposição e validação de um modelo de inteligência competitiva específico para instituições de ensino superior (ies) privadas. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(1), 175–196. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22554
Edição
Seção
Artigos