Epistemologia na Ciência da Informação: evolução da pesquisa e suas bases referenciais

Autores

  • Marivalde Moacir Francelin Universidade de São Paulo (USP)

Palavras-chave:

Epistemologia, Paradigmas, Ciência da Informação, Produção científica, Pesquisa

Resumo

A presente pesquisa analisa a evolução da produção científica sobre a epistemologia na área de Ciência da Informação. Também procura apresentar autores de destaque e principais referenciais usados nos artigos selecionados. Pergunta se o aumento na quantidade de publicações de artigos sobre epistemologia pode significar a consolidação de uma comunidade de pesquisa. Por extensão, coloca em questão a possibilidade de identificar tradições filosóficas e científicas através dos referenciais de um corpus de análise. Defende a hipótese de que o aumento da produção sobre epistemologia em Ciência da Informação indica reconhecimento e relevância desta temática nos últimos anos. Foram realizados levantamentos em 30 periódicos científicos da Ciência da Informação, no período de 1972 a 2015, e selecionados 164 artigos para a análise. A distribuição dos artigos selecionados evidenciou aumento significativo na pesquisa a partir de 2004. Diante do aumento na produção, o quadro geral de autores e referenciais destaca-se pela tradição, pluralidade e atualização constante de seus pontos de vista. Ressalta a necessidade de incentivar o caráter espontâneo das pesquisas sobre o tema no universo da graduação e da pós-graduação. Conclui que há um indicativo de consolidação da pesquisa e, principalmente, a formação de uma comunidade científica em torno da epistemologia da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marivalde Moacir Francelin, Universidade de São Paulo (USP)

Professor do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2018-09-21

Como Citar

Francelin, M. M. (2018). Epistemologia na Ciência da Informação: evolução da pesquisa e suas bases referenciais. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(3), 89–103. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22572

Edição

Seção

Artigos