A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual

Autores

  • Fábio Corrêa Centro Universitário Newton Paiva

Palavras-chave:

Paradigma newtoniano-cartesiano. Paradigma holístico. Gestão do Conhecimento. Gestão do Conhecimento holística.

Resumo

Introdução: O paradigma holístico é anunciado para a Gestão do Conhecimento há décadas. No entanto, o delineamento teórico acerca desse paradigma para seu ajustamento junto a Gestão do Conhecimento se faz necessário. Isso porque o holismo têm admitido interpretações errôneas e seu uso em conjunto com a Gestão do Conhecimento pode resultar na percepção de que seja, apenas, abordar as empresas em sua completude, como foco no conhecimento. Objetivo: Este estudo objetivou delinear teoricamente o que consiste o paradigma holístico e o ajustar a Gestão do Conhecimento, anunciando, posteriormente, o conceito de Gestão do Conhecimento holística. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa exploratória, por buscar esclarecer e delinear conceitos e ideias com vistas a municiar problemas pesquisáveis para estudos posteriores. Resultados: Como resultado a Gestão do Conhecimento holística é delineada teoricamente e conceituada. Isso tende a prover um alicerce para o desenvolvimento de pesquisas que considerem a Gestão do Conhecimento totalitária nas organizações. Conclusão: Conclui-se que a Gestão do Conhecimento holística é uma proposta que visa abordar as partes pelo todo, considerando que essas partes não devem ser analisadas de forma isolada por haver uma interligação entre essas e, portanto, resulta em recontextualizar essas partes num molde que contemple a totalidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Corrêa, Centro Universitário Newton Paiva

Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento. Possui MBA em Engenharia de Software e Governança de Tecnologia da Informação e Graduação em Sistemas de Informação. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão do Conhecimento.

Downloads

Publicado

2019-04-15

Como Citar

Corrêa, F. (2019). A gestão do conhecimento holística: delineamento teórico conceitual. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(1), 122–146. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22607

Edição

Seção

Artigos