Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos

Autores

  • Mariana Baptista Brandt Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília
  • Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília
  • Zaira Regina Zafalon Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Palavras-chave:

Metadado de negócio, Gestão de metadados, Catalogação, Princípios bibliográficos, Objetivos bibliográficos.

Resumo

O presente artigo analisa os princípios e os objetivos bibliográficos postulados ao longo do tempo nas discussões sobre catalogação pela perspectiva da gestão de metadados de negócio. Discute as definições de metadados e metadados de negócio e aborda as atividades de descrição bibliográfica e de gestão de metadados. Nos objetivos e nos princípios bibliográficos são encontradas diretrizes para a atividade de descrição, fundamental para a realização de gestão de metadados de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Baptista Brandt, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília - UnB, aluna de doutorado em Ciência da Informação na Universidade Estadual Paulista - UNESP.

Silvana Aparecida Borsetti Gregório Vidotti, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Doutora em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP. Docente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação.

Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Unidade Faculdade de Filosofia e Ciências, Câmpus Marília

Doutora em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH/USP, Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da FFC/UNESP, na linha de pesquisa Informação e Tecnologia.

Zaira Regina Zafalon, Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Doutora em Ciência da Informação, Docente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFSCar.

Downloads

Publicado

2019-09-30

Como Citar

Brandt, M. B., Vidotti, S. A. B. G., Santos, P. L. V. A. da C., & Zafalon, Z. R. (2019). Catalogação de metadados: descrição de metadados de negócio a partir dos princípios e objetivos bibliográficos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 24(3), 3–18. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22627

Edição

Seção

Artigos