ENADE indicators for themanagement of university libraries

Autores

  • Alexandre Nascimento de de Almeida Universidade de Brasília
  • Lussara Ribeiro Vieira Marques Universidade de Brasília - UnB
  • Luciana de Oliveira Miranda Universidade de Brasília - UnB
  • Jonilto Costa Sousa Universidade de Brasília
  • Mario Lucio de Ávila Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Avaliação de bibliotecas, Construção de Indicadores, Método Delphi

Resumo

As funções das bibliotecas universitárias (BUs) são de fornecer a infraestrutura bibliográfica, documentária e informacional para subsidiar as atividades científicas, além de divulgarem o conhecimento produzido por seu corpo acadêmico para a sociedade. Para alcançarem a sua missão as BUs precisam ser avaliadas e, no Brasil, essa avaliação é feita pelo Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) por meio do Questionário do Estudante (QE). O presente trabalho avaliou a qualidade dos indicadores utilizados no QE para a avaliação das BUs. Essa qualidade foi avaliada quanto à presença das seguintes propriedades essenciais para os bons indicadores: estabilidade, validade e importância dos parâmetros. Para a análise da estabilidade, foi analisada a repetição das perguntas do QE no período de 2004 a 2014. Quanto à validade, foi feita a análise de correlação entre os resultados obtidos no QE com outro indicador teoricamente relacionado. Já para a análise da importância, foi formado um grupo de especialistas, composto por bibliotecários com experiência na gestão de BUs e, por meio do método Delfos, foram avaliados os indicadores quanto a sua relevância. O trabalho constatou que os indicadores utilizados pelo ENADE são considerados importantes, porém não possuem estabilidade e validade.

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Biografia do Autor

Alexandre Nascimento de de Almeida, Universidade de Brasília

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de Brasília ─ UnB, mestrado e doutorado em Ciências Florestais pela Universidade Federal do Paraná ─ UFPR na área de economia, política e administração florestal. É professor há 6 anos no ensino superior, desenvolvendo pesquisa na área de economia, política e administração pública. É Credenciado e ja foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas da UnB. Possui 77 artigos publicados em periódicos indexados com Qualis, entre outros. Área Ciências Sociais Aplicadas

Lussara Ribeiro Vieira Marques, Universidade de Brasília - UnB

Mestrado profissional em Gestão Pública pela Universidade de Brasília, especialização em Biblioteconomia pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá e graduação em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. Coordenou a Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Central da Universidade de Brasília (2009-2010), onde ainda atua como bibliotecária.

Luciana de Oliveira Miranda, Universidade de Brasília - UnB

Bacharel em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro ─ PUC/RJ, Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas ─ FGV e Doutora em Administração pela UnB. Foi professora da graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Viçosa ─ UFV e da UnB totalizando 18 anos de experiência. Atualmente é coordenadora do curso de Gestão do Agronegócio, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública ─ CEAG/UnB e Editora da Revista RP3 ─ Revista de Políticas Públicas. Já orientou mais de 120 alunos da graduação e pós-graduação, possui 10 artigos publicados, 2 capítulos de livros, entre outros. Área de Ciências Sociais Aplicadas

Jonilto Costa Sousa, Universidade de Brasília

Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Distrito Federal ─ UDF, especialização em Inteligência Organizacional e Competitiva pela UnB, Mestrado e Doutorado em Administração pela UnB. Possui 10 anos de experiência no ensino superior e atualmente é Coordenador Pedagógico do curso de graduação em Administração a distância. Possui 4 artigos publicados em periódicos, 2 capítulos de livros, entre outros. Área de Ciências Sociais Aplicadas

Mario Lucio de Ávila, Universidade de Brasília - UnB

Especialista em Informática na Educação, graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras ─ UFLA, mestrado em Administração Rural na UFLA, doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela UnB. Foi coordenador do curso de graduação em Gestão Ambiental e possui 14 anos de experiência como professor universitário. Integrante do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural ─ PPGMADER. Possui 22 artigos publicados em periódicos, 1 livro, 5 capítulos de livro, entre outros. Área de Ciências Sociais Aplicadas

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Publicado

2020-04-06

Como Citar

de Almeida, A. N. de, Marques, L. R. V., Miranda, L. de O., Sousa, J. C., & Ávila, M. L. de. (2020). ENADE indicators for themanagement of university libraries. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 25(1), 205–231. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22659

Edição

Seção

Artigos