Teoria e prática em catalogação de assunto: a sistematicidade do processo em contexto de bibliotecas universitárias pela perspectiva profissional

Authors

  • Paula Regina Dal' Evedove Universidade Estadual Paulista
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista

Keywords:

Catalogação de assunto, Análise de assunto, Atuação profissional, Bibliotecas universitárias.

Abstract

A natureza subjetiva da catalogação de assunto imprime certas peculiaridades nas ações dos profissionais que realizam a atividade em domínios específicos. Sendo assim, mostra-se necessário a realização de estudos que cerquem as ações dos catalogadores de assunto ancoradas na realidade do contexto de bibliotecas universitárias para a obtenção dos fatores influentes do saber e do fazer profissional. Portanto, analisa-se o conhecimento profissional acerca da sistematicidade do processo da catalogação de assunto em perspectiva sóciocognitiva. Para tanto, aplica-se a técnica de Protocolo Verbal em Grupo com três catalogadores de assunto de distintas bibliotecas universitárias do estado de São Paulo a fim de conhecer a realidade do processo da catalogação de assunto pela perspectiva profissional. Os resultados apontam à necessidade de instrumentos metodológicos que propiciem sustentabilidade prática a catalogação de assunto em contexto de bibliotecas universitárias.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Regina Dal' Evedove, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista

Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação

Published

2012-12-12

How to Cite

Dal’ Evedove, P. R., & Fujita, M. S. L. (2012). Teoria e prática em catalogação de assunto: a sistematicidade do processo em contexto de bibliotecas universitárias pela perspectiva profissional. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 17(4), 123–141. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22811

Issue

Section

Articles