Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação
Palavras-chave:
Mídias, Informação e Tecnologia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Compartilhamento.Resumo
Mídias como fenômenos contemporâneos de informação e comunicação são pouco exploradas no âmbito da Ciência da Informação (CI). O objetivo deste artigo é apresentar uma reflexão sobre o papel das mídias como ambientes de tramitação da informação que provocam mudanças no eco-sistema da criação de mensagens, de informação e de conhecimento socialmente compartilhado. Aponta-se que a contextualização das situações informacionais nos ambientes das mídias facilita o acesso à informação e à produção do conhecimento no seu aproveitamento estratégico para compreender possibilidades de mediação mais eficazes: meta a ser alcançada pela sociedade e por uma Ciência da Informação empreendedora, que conta com as estratégias e metodologias apropriadas para a criação de meta-campos transversais de novos conhecimentos para a solução de problemas causados pelas intersecções e fricções sociais entre ciência, tecnologias e conhecimento, o que significa uma contribuição efetiva da CI na utilização otimizada das potencialidades das mídias.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2014-03-31
Como Citar
Jorente, M. J. V., & Santos, P. L. V. A. C. (2014). Mídias de informação e comunicação e Ciência da Informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 19(1), 190–206. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22911
Edição
Seção
Artigos