Livro ilustrado: texto, imagem e mediação

Autores

  • Felícia de Oliveira Fleck Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam Figueiredo Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Mediação de leitura, Bibliotecário.

Resumo

O livro ilustrado abre a perspectiva de diálogo entre texto e imagem, ampliando as experiências de leitura. O objetivo deste artigo é oferecer subsídios teóricos para auxiliar o bibliotecário em suas atividades de mediação de leitura literária com os pequenos leitores, atentando particularmente para o livro ilustrado infantil. Para isso, são apresentadas considerações sobre a literatura infantil e as diferenciações entre o livro ilustrado e o livro com ilustração. Exemplifica-se com uma breve análise de dois livros da produção contemporânea brasileira. Ressalta-se o papel do bibliotecário na apropriação e utilização desse rico material em suas atividades de mediação de leitura literária.

Biografia do Autor

  • Felícia de Oliveira Fleck, Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina
    Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam Figueiredo Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina
    Professora do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Livro ilustrado: texto, imagem e mediação. (2016). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(1), 194-206. https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23051