Livro ilustrado: texto, imagem e mediação

Autores

  • Felícia de Oliveira Fleck Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina
  • Miriam Figueiredo Vieira da Cunha Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarice Fortkamp Caldin Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Livro ilustrado, Mediação de leitura, Bibliotecário.

Resumo

O livro ilustrado abre a perspectiva de diálogo entre texto e imagem, ampliando as experiências de leitura. O objetivo deste artigo é oferecer subsídios teóricos para auxiliar o bibliotecário em suas atividades de mediação de leitura literária com os pequenos leitores, atentando particularmente para o livro ilustrado infantil. Para isso, são apresentadas considerações sobre a literatura infantil e as diferenciações entre o livro ilustrado e o livro com ilustração. Exemplifica-se com uma breve análise de dois livros da produção contemporânea brasileira. Ressalta-se o papel do bibliotecário na apropriação e utilização desse rico material em suas atividades de mediação de leitura literária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felícia de Oliveira Fleck, Doutoranda em Ciência da Informação - Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina

Miriam Figueiredo Vieira da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Clarice Fortkamp Caldin, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2016-03-31

Como Citar

Fleck, F. de O., da Cunha, M. F. V., & Caldin, C. F. (2016). Livro ilustrado: texto, imagem e mediação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(1), 194–206. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23051

Edição

Seção

Artigos