Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática

Authors

  • Marouva Fallgatter Faqueti Instituto Federal Catarinense
  • João Bosco da Mota Alves Universidade federal de Santa Catarina
  • Andrea Valéria Steil Universidade Federal de Santa Catarina

Keywords:

Aprendizagem Organizacional. Biblioteca acadêmica. Biblioteca universitária. Revisão sistemática. Bibliometria.

Abstract

O tema Aprendizagem Organizacional (AO) em bibliotecas acadêmicas no Brasil é pouco explorado e as publicações que apresentam resultados de estudos empíricos são incipientes. Considerando a importância de aprofundar os estudos na área, foi realizada uma revisão sistemática na literatura visando identificar e analisar como o tema de AO, relacionado ao contexto das bibliotecas acadêmicas, vem sendo abordado em estudos empíricos no período de 2005 a 2015. Para a análise, foram selecionados 16 artigos. As áreas temáticas abordadas nos estudos se concentram em: AO enquanto processo (aprendizagem individual, grupal e organizacional); relacionamentos da AO com a gestão do conhecimento; gestão da informação e avaliação institucional; impactos da cultura organizacional sobre AO e capacidade de aprendizagem organizacional. Quanto aos procedimentos metodológicos utilizados, o uso de abordagens quantitativas prevalece. A síntese dos resultados descritos nos artigos aponta para: a) a relevância da cultura da aprendizagem, da cultura organizacional e do estilo da liderança para a AO e o desempenho das bibliotecas; b) a importância da aprendizagem individual e grupal para se alcançar a AO; c) as comunidades de aprendizagem (em redes intra e interdepartamental) e comunidades de prática como significativas para gerar e transferir conhecimentos adquiridos; d) baixa AO a partir de processos de avaliação institucional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marouva Fallgatter Faqueti, Instituto Federal Catarinense

Bibliotecária no Instituto Federal Catarinense, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

João Bosco da Mota Alves, Universidade federal de Santa Catarina

Docente, doutor no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

Andrea Valéria Steil, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente, doutora no Programa de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento, UFSC

Published

2016-12-12

How to Cite

Faqueti, M. F., Alves, J. B. da M., & Steil, A. V. (2016). Aprendizagem organizacional em bibliotecas acadêmicas: uma revisão sistemática. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 21(4), 156–179. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/23086

Issue

Section

Articles