Competência midiática no processo de inteligência competitiva voltada ao uso das mídias sociais: modelo de inter-relação aplicável nas organizações
Keywords:
Competência midiática; Inteligência competitiva;Redes Sociais; Vantagem Competitiva; Revisão Sistemática da Literatura.Abstract
O objetivo do artigo é refletir a contribuição da competência midiática ao processo de inteligência competitiva no âmbito das mídias sociais. A metodologia consiste em uma revisão sistemática da literatura em bases de dados brasileiras em Ciência da Informação. As discussões demonstraram relevância no estudo da temática para que as organizações atinjam a competitividade mais facilmente, principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. A revisão sistemática demonstrou que a temática é pouco estudada pela Ciência da Informação, demonstrando oportunidades de pesquisas futuras. As considerações finais apontam um modelo de inter-relação para ser utilizado em práticas do fenômeno nas organizações.
Downloads
References
BASSETTO, C. L. A inter-relação entre competência em informação e a construção de conhecimento corporativo em ambiência de redes organizacionais: um estudo no Sebrae-SP/ escritório regional de Bauru. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/93639. Acesso em: 03 set. 2018.
BEAL, A. Gestão estratégica da informação. São Paulo: Atlas, 2004.
BELLUZZO, R.C.B. Construção de mapas: desenvolvendo competências em informação e comunicação. 2 ed. rev. atual. Bauru: Cá Entre Nós, 2007.
BORDELEAU, F. E.; MOSCONI, E.; SANTA-EULÁLIA, L. A. Business Intelligence in Industry 4.0: State of the art and research opportunities. Proceedings of the 51st Hawaii International Conference on System Sciences, 2018.
BORGES, G. Qualidade na TV pública portuguesa: análise dos programas do canal 2. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2014.
COSTA, M. D.; SILVA, I. A. Inteligência Competitiva: uma abordagem sobre a coleta de informações coletadas. Doutorado do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina,1999. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/viewFile/415/336. Acesso em: set. 2018.
DE FARIAS, G. B. Competência informacional e midiática no ensino de biblioteconomia: apontamentos para o contexto brasileiro. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, p. 111-135, 2017.
Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675/577. Acesso em: 07 set 2018.
DUDZIAK, E. A.; FERREIRA, S. M. S. P.; FERRARI, A. C. Competência Informacional e Midiática: uma revisão dos principais marcos políticos expressos por declarações e documentos. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 13, n. especial, p. 213-253, jan./jul, 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/675/577. Acesso em: 07 set. 2018.
FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. La competencia mediática: propuesta articulada de dimensiones e indicadores. Comunicar, Huelva, v. 19, n. 38, p. 75-82, 2012.Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-10. Acesso em: 10 out. 2018.
FERRÉS, J.; Y PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina: Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação Universidade Federal de Juiz de Fora / UFJF, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21183. Acesso em: 15 nov. 2018.
INFORMATION AND MEDIA LITERACY- IML. Information and Media Literacy Student Learning Capacity. [S.l.], 2018. Disponível em: https://www.revistacomunicar.com/index.php?contenido=detalles&numero=38&articulo=38-2012-10. Acesso em: 5 out. 2018.
JENKINS, H.; PURUSHOTMA, R.;WEIGEL, M.; CLINTON, K.; Y ROBINSON, A. Culture participative e competenze digitali. Milano: Guerini, 2010.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades de informação para a aprendizagem permanente. The Haague: IFLA, 2007. 56p. Disponível em: https://www.ifla.org/files/assets/information-literacy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 18 fev. 2015.
OTTONICAR, S.L.C.; VALENTIM, M.L.P.; FERES, G.G. Competência em informação e os contextos educacional, tecnológico, político e organizacional. RICI: Revista Ibero-americana de Ciência da Informação, Brasília, v. 9, n. 1, p. 124-142, jan./jun.2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2203. Acesso em 18 fev. 2015.
OTTONICAR, S. L. C. Análise teórico-descritiva da competência em informação de gestores como fator de competitividade das indústrias de eletroeletrônicos da cidade de Garça/SP. 271 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2016.
PORTER, M. E. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
SILVA, F. A. C.; ESPÍNOLA, M. J. C.; VILAR, R. M.Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva: desafios para as organizações produtivas. Informação & Sociedade: João Pessoa, v.16, n.1, p.91-100, jan./jun, 2006. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/_repositorio/2010/11/pdf_7b15bfefa1_0012847.pdf. Acesso em: 19 nov. 2018.
TISLUCK, G.; MOSCONI, E.; CHAMBERLAND-TREMBLAY, D.Divergence, convergence et confusion au sein des processus de l’intelligence d’affaire et de l’intelligence compétitive: une analyse des implications pour les chercheurs et les praticiens. Association des Sciences Administratives au Canada (ASAC), Montreal, QC – Canada, 2015.
TRANFIELD, D.; D. DENYER; SMART, P. Towards a Methodology for Developing Evidence-Informed Management Knowledge by Means of Systematic Review. British Journal of Management, v. 14, n.3, p. 207–222, 2003.