Social librarianship and vocational training

reflections and analysis of professional course programs in Brazil

Authors

  • Maria da Glória Alencar Universidade Federal do Maranhão (UFMA) https://orcid.org/0000-0003-4829-1241
  • Gilda Olinto Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Keywords:

Social Librarianship, Information Mediation, Information Appropriation, Professional Training, Undergraduate Courses, School Libraries, University Extension Activites

Abstract

 

This article considers the importance of the contribution of professional training for the development librarians’ consciousness of the social needs of the different environments in which they are expected to act. During their courses they should acquire information and the capacity to be able to contribute to the overcoming of the great social inequalities in the country. Two basic principles of social librarianship are here presented and discussed as basic instruments for acquiring this consciousness and capacity: information mediation and information appropriation. As empirical evidence of attention to social librarianship during professional training, two Brazilian librarianship courses programs are analyzed here, considering their emphasis to university extension activities and to school libraries. The analyzes presented indicate that both courses offer opportunities in social librarianship training, but do not yet indicate full attention to the theme.

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Author Biographies

Maria da Glória Alencar, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1989), especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Maranhão (1996), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2000) e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (2013). Exerceu os cargos de Chefe de Departamento e Coordenadora do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento da informação, tecnologias de informação e comunicação, avaliação de políticas públicas, ensino, metodologia da pesquisa e bibliotecas escolares e públicas. Possui livros; capítulos de livros; artigos e trabalhos publicados em revistas e eventos científicos. Vinculada ao Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas e Lutas Sociais, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA . Ex-tutora do Programa de Educação Tutorial do Curso de Biblioteconomia, PET/BI da UFMA e ex-conselheira do Conselho Federal de Biblioteconomia. Atualmente é professora associada IV da Universidade Federal do Maranhão e Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Gilda Olinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Possui graduação em Sociologia e Política pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, mestrado em Ciência Política pela University of Michigan e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do corpo docente permanente do programa de pós-graduação em ciência da informação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (convênio ECO/UFRJ-IBICT)). É líder do grupo de pesquisa Tecnologia de Informação e Sociedade. É membro de comitês editoriais e parecerista de periódicos na área de ciência da informação, e avaliadora de agências de fomento. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando atualmente nos seguintes temas: dimensões sociais do uso das tecnologias de informação e comunicação e da competência em informação; diferenças de gênero na ciência e na tecnologia, indicadores de ciência e tecnologia; aspectos sociais do uso das bibliotecas públicas; metodologia de pesquisa social.

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Published

2023-06-12

How to Cite

Alencar, M. da G., & Olinto, G. (2023). Social librarianship and vocational training: reflections and analysis of professional course programs in Brazil . Perspectivas Em Ciência Da Informação, 28(Fluxo Contínuo), e43260. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/43260