A cidade e os livros: ou como formar uma biblioteca?: notas históricas sobre a primeira Biblioteca Pública de São Paulo (1825 – 1887)

Autores/as

  • Marisa Midori Deaecto

Resumen

O presente artigo propõe uma história da primeira Biblioteca Pública da cidade de São Paulo através da leitura de seus catálogos bibliográficos. O primeiro registro da coleção dessa instituição data de 1826 e consiste em um inventário dos livros antes pertencentes ao convento de S. Francisco, ao qual se somaram os volumes conformavam a biblioteca do bispo D. Mateus de Abreu Pereira, falecido em 1824. Em 1827, a biblioteca será anexada à Faculdade de Direito. A partir desse momento, interessa observar como se deu a conformação de um novo acervo, voltado para a literatura jurídica e, ao mesmo tempo, investiga-se a relação da Biblioteca com as livrarias da cidade. O estudo se encerra em 1887, quando da publicação do primeiro catálogo impresso dos livros da biblioteca da Faculdade de Direito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2017-08-03

Cómo citar

Midori Deaecto, M. (2017). A cidade e os livros: ou como formar uma biblioteca?: notas históricas sobre a primeira Biblioteca Pública de São Paulo (1825 – 1887). Perspectivas Em Ciência Da Informação, 152–167. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22261

Número

Sección

Artículos