Memória Institucional e Arquivologia: uma discussão teórico-metodológica

Autores/as

  • Ivana Denise Parrela Departamento de Teoria e Gestão da Informação da Escola de Ciência da Informação - Universidade Federal de Minas Gerais (ECI-UFMG)
  • Adalson Nascimento UFMG

Resumen

Este artigo analisa a construção do conceito de memória institucional na Ciência da Informação e, em especial, discute a memória na Arquivologia e nas instituições arquivísticas públicas e privadas. Demonstra-se que o surgimento de Centros de Memória no Brasil, na década de 1970, está associado à valorização da memória institucional, que se tornou, então, vital para as organizações. Diferente da memória organizacional, mais mutável e identificada com a eficácia, está ligada à legitimidade, à identidade e à responsabilidade histórica dos produtores nas instituições. Ela pode ser (re)construída por meio dos arquivos, ainda que não se confunda com eles.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2019-03-13

Cómo citar

Parrela, I. D., & Nascimento, A. (2019). Memória Institucional e Arquivologia: uma discussão teórico-metodológica. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 176–188. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22277

Número

Sección

Artículos