Dados abertos conectados e gestão do conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira
Palabras clave:
Gestão do Conhecimento, Dados Abertos Conectados, Web Semântica, Cientometria, Produtividade Institucional.Resumen
Este artigo se baseia na relação de três conceitos: Gestão do Conhecimento, Cientometria e Dados Abertos Conectados. Foi estabelecida a seguinte questão de pesquisa: Como amparar a Gestão do Conhecimento em universidades com Dados Abertos Conectados do domínio da Cientometria? Para responder a essa questão, são publicadas duas fontes de dados, conforme o processo metodológico Linked Data Lifecycle: a) o histórico do Índice Qualis (2005-2015); e b) um conjunto de registros de publicações em periódicos extraído da Plataforma Lattes. Como meio de verificação, três estudos de caso reais, consumindo e relacionando dados dessas fontes foram desenvolvidos. Quanto ao resultado, pôde-se constatar a efetividade do uso de Dados Abertos Conectados na formação de uma base de conhecimento institucional, a qual suporta algumas atividades de Gestão do Conhecimento em uma universidade brasileira. Como contribuição adicional, o histórico do Índice Qualis é mantido e disponibilizado abertamente para demais estudos bibliométricos ou cientométricos em um endpoint na Web de Dados.Descargas
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Publicado
2017-09-26
Cómo citar
Rautenberg, S., Motyl, S. K., Burda, A. C., Silvério, A., & de Moura, F. M. (2017). Dados abertos conectados e gestão do conhecimento: estudos de caso cientométricos em uma universidade brasileira. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 22(3), 116–142. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22527
Número
Sección
Artículos