Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação
Palabras clave:
Mediação. Educação. Ciência da InformaçãoResumen
O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2018-06-29
Cómo citar
Silva, R. J. da, & Almeida Júnior, O. F. de. (2018). Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(2), 71–84. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559
Número
Sección
Artículos