Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação

Autores/as

  • Rovilson José da Silva Professor Adjunto do Departamento de Educação (UEL) e do Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar do Departamento de Ciência da Informação da UEL – PR
  • Oswaldo Francisco de Almeida Júnior Professor Associado da UEL e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília - SP

Palabras clave:

Mediação. Educação. Ciência da Informação

Resumen

O texto aborda o conceito de mediação, utilizado tanto na área de Educação quanto na Ciência da Informação, numa trajetória que transita do aspecto epistemológico do vocábulo até aproximá-lo à perspectiva do materialismo histórico, dialético, marxiano que influencia a obra de Vygotsky (1995) e Bakhtin (1997); também dialoga com Freire (2003) e Almeida Júnior (2015), autores que têm sido utilizados nas áreas em destaque. Nesse âmbito, usa-se o método bibliográfico para discutir perspectivas do conceito de mediar defendido pela Educação e pela Ciência da Informação, tendo como suporte aspectos da teoria vigotskiana. Conclui que ambas as áreas possuem convergências e divergências que podem ser equalizadas para um melhor aproveitamento da mediação em prol da leitura, da formação do leitor em ambas as áreas.

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Biografía del autor/a

Rovilson José da Silva, Professor Adjunto do Departamento de Educação (UEL) e do Curso de Especialização em Gestão de Biblioteca Escolar do Departamento de Ciência da Informação da UEL – PR

Doutorado Sanduíche em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/Campus Marília e Universidade Autônoma de Barcelona/ Espanha. Mestre em Letras, área de Literatura e Ensino, e Graduação em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Educação/UEL. É líder do projeto de pesquisa Biblioteca no ensino fundamental de escolas públicas de londrina: mediação pedagógica da leitura e informação, além de coordenar o projeto de extensão Formação do mediador de leitura da rede pública de educação. Tem experiência nas áreas de Letras, Educação e Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, literatura infantojuvenil, formação de leitores, formação do mediador de leitura; biblioteca escolar; formação de professores e didática da língua portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Oswaldo Francisco de Almeida Júnior, Professor Associado da UEL e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP-Marília - SP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1999). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina e professor titular do programa de pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Informação e Sociedade, atuando principalmente nos seguintes temas: informação e sociedade, mediação da informação, serviço de referência e informação, bibliotecas públicas e biblioteconomia. Mantenedor do site Infohome (www.ofaj.com.br). Presidente (Gestão 2014-2016) da ABECIN - Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação.

Publicado

2018-06-29

Cómo citar

Silva, R. J. da, & Almeida Júnior, O. F. de. (2018). Mediação: perspectivas conceituais em educação e ciência da informação. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(2), 71–84. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22559

Número

Sección

Artículos