A leitura de histórias em quadrinho da Marvel e da DC Comics e a etnometodologia: relevância e desdobramentos

Autores/as

  • Lígia Maria Moreira Dumont
  • Rubem Borges Teixeira Ramos

Resumen

Apresenta a etnometodologia como um conceito teórico adequado à pesquisa sobre leitura, especialmente no que tange ao gênero das histórias em quadrinhos de super-heróis. Discute os conceitos-chave da etnometodologia de Harold Garfinkel, procurando aplicá-los ao estudo e a compreensão da figura do leitor de quadrinhos. Como resultados, aponta a caracterização da apropriação de informações e da introjeção do conhecimento presentes nas relações estabelecidas pelo leitor quando da leitura das histórias em quadrinhos e o emprego de informações obtidas por meio dessa leitura nas suas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2018-09-21

Cómo citar

Dumont, L. M. M., & Ramos, R. B. T. (2018). A leitura de histórias em quadrinho da Marvel e da DC Comics e a etnometodologia: relevância e desdobramentos. Perspectivas Em Ciência Da Informação, 23(3), 188–205. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/22577

Número

Sección

Artículos